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A NECESSIDADE DA EXPIAÇÃO

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Por:   •  26/8/2014  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  618 Visualizações

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SÉRIE DE ESTUDO BÍBLICO “A VERDADE DA CRUZ”

Nº 1 - A NECESSIDADE DE EXPIAÇÃO

Textos bases: Êx 29.36; Lv 1.1-6; Lv 5.6; Ez 45.15,17;

 DEFINIÇÃO DE “EXPIAÇÃO” – “PROPICIAÇÃO” – “PROPICIATÓRIO”

Segundo o dicionário “InFormal” expiação significa = “É a satisfação oferecida à justiça divina por meio da morte de Cristo pelos nossos pecados, em virtude do qual todos os que creem em Cristo são pessoalmente reconciliados com Deus, livrados de toda a pena dos seus pecados e feitos merecedores da vida eterna; Castigo ou sofrimento de pena, imposto ao delinquente, como uma compensação do delito praticado; penitência; reparação;”

Segundo o dicionário Online expiação significa = “Ato ou efeito de expiar; reparação ou sofrimento pelo qual se expia uma culpa; castigo”.

Segundo o Dicionário Teológico VINE, expiação significa = “O meio em e através da Pessoa e Obra de Jesus Cristo, na morte na cruz pelo derramamento do Seu Sangue no sacrifício vicário que fez pelo pecado, pelo qual Deus mostra misericórdia aos pecadores”.

O termo “expiação” é encontrado várias vezes no Antigo Testamento, as correspondentes palavras no Novo Testamento são: propiciação e propiciatório (1 Jo 2.2; 4.10; Rm 3.25; Hb 9.5). Esta palavra tem o significado de “reconciliação” (Rm 5.11; 11.15; 2 Co 5.18,19).

PROPICIAÇÃO - “Propiciar” vem do grego hilaskomai, este termo era usado entre os gregos com o significado de “tornar os deuses propícios, satisfazer, aplacar, propiciar”, já que não se concebia que a boa vontade lhes fosse atitude natural, mas algo a ser ganho primeiramente. Este uso da palavra não é usado na Bíblia grega com respeito a Deus. Nunca é usado acerca de qualquer ato por meio do qual o homem traz Deus em atitude favorável ou disposição graciosa. É Deus que é “propiciado” pela vindicação do seu caráter santo e justo, por meio do qual, mediante a provisão que Ele fez no sacrifício vicário e expiatório de Cristo. Ele assim tratou do pecado a fim de que Ele mostrasse misericórdia ao pecador que crê na remoção da culpa e na remissão dos pecados.

Assim em Lucas 18.13, significa “ser propício” ou “misericordioso com”, e em Hebreus 2.17, “expiar, fazer propiciação por”.

PROPICIATÓRIO - a cobertura ou tampa da arca do concerto, significa o propiciatório, assim chamado por causa da expiação feita uma vez por ano no grande Dia da Expiação (Êx 25.17-21; Hb 9.1-10).

 JESUS, A SUPREMA EXPIAÇÃO

Leiamos: Jo 1.19-31; Cl 2.8-15; Hb 9.11-22; 10.11-18;

Como vimos, a prática expiatória narrada no Antigo Testamento constava de certos rituais realizados pelo povo de Deus por intermédio do sumo sacerdote, que era a pessoa escolhida por Deus, o responsável por levar até Deus a oferta pelo pecado de forma a purificar o povo de Deus durante o ano que se passou.

A Bíblia Sagrada nos revela que Jesus é o Supremo Sacerdote (Hb 2.17; 4.14-16; 7.22-28).

Conforme a Sagrada Escritura, Jesus foi o Cordeiro de Deus a fim de derramar o Seu Sangue como expiação dos pecados, além de Supremo Sumo Sacerdote, Ele não fez como os sumo sacerdotes do Antigo Testamento que levavam o seu próprio pecado e depois os do povo e Deus receberia ou não a expiação. Ele não usou nenhum animal para esta expiação, Ele foi a própria expiação. Levou sobre si os nossos pecados (Is 53.4-5; Mt 1.21) e como perfeito Sumo Sacerdote entregou sua própria vida. Uma oferta plenamente aceitável por Deus, sem recusar-se.

Como Sumo Sacerdote, como o oferecimento de sua obediência perfeita, ele cobriu os pecados de seu povo, desviando, assim, a ira de Deus e garantindo Sua graça.

A cruz foi o ápice do ministério de Cristo, através dela ela fez-se expiação por nós, objetivo foi nos justificar junto ao Pai. Sem a cruz não há cristianismo. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9.22). Assim como o cordeiro usado no Antigo Testamento deveria ser perfeito, sem defeito, Jesus também foi o Cordeiro de Deus sem defeito. Em outras palavras, um inocente pagando pelos culpados. Visto que “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6.23)

 A VISÃO DO SÉCULO XXI

O símbolo ou logomarca do cristianismo é a cruz. A cruz dá uma forma definitiva do ministério de Jesus. O apóstolo Paulo fez uma declaração sobre a cruz em 1 Coríntios 2.1-2. Por que Paulo enfatizou “Cristo crucificado”? Porque ele estava dizendo que em todo o seu ensino, em toda a sua pregação, em toda a sua atividade missionária, o assunto de importância central era a cruz. Na realidade este mestre estava dizendo aos seus alunos: “Vocês podem esquecer outras coisas que lhes ensinei, mas nunca esqueçam a cruz, porque foi na cruz, por meio da cruz, experimentando a cruz, que nosso Senhor realizou a obra da redenção e reuniu o Seu povo para a eternidade”. Todo Novo Testamento nos mostra a importância, o propósito e o significado da cruz de Cristo.

Infelizmente, muitos têm negligenciado a cruz de Cristo. Alguns teólogos no passado chegaram a afirmar que a Cruz de Cristo não era necessária. Há aqueles hoje que caminham pela mesma estrada. Para muitos a cruz é apenas um ponto no cristianismo, mas, não o ponto central. A verdade sobre a cruz tem sido esquecida em muitos círculos cristãos, aonde o foco foi retirado da cruz, foi retirado da Obra de Cristo para a obra humana. Alguns têm dito assim: “Eu não preciso de Jesus”; “Eu não preciso da igreja”; “Eu não preciso do cristianismo”.

Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas em ser melhores cidadãos do que em alcançar a salvação. A indústria de livros de auto-ajuda tem crescido a cada dia, as pessoas à procura de livros que as ensine sobre vários assuntos, menos sobre como ser salvo. As livrarias estão lotadas de livros de romances, contos, ficcção,

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