TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO PIEDOSO SOBRE O SEXO E O CASAMENTO

Por:   •  13/2/2017  •  Artigo  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 8

DISCURSO: CONCEITO PIEDOSO SOBRE O SEXO EO CASAMENTO

Hoje nos vamos considerar este assunto tão oportuno sobre o sexo e o casamento conforme anunciado pelo irmão. Mas o que está envolvido é o nosso “conceito piedoso”. Este conceito piedoso envolve uma serie de coisas que mostram nossa lealdade a Jeová especialmente sobre o sexo e o casamento. Por exemplo:

Quando um homem e uma mulher se amam e desejam se casar e formar uma família, devem incluir, a seriedade e fidelidade no matrimonio que abrange a lealdade, em pensamentos e ações. Assim como o casamento não é apenas a legalização do sexo, assim também a formação de uma família não é apenas casar e ter filhos.

 A família é onde “homem e mulher se tornam uma só carne”. É onde o amor de Jeová Deus é revelado através dos pais aos filhos e das muitas gerações que virão. Assim é correto considerar este assunto de modo digno; a Bíblia apresenta abertamente o conceito de Deus sobre o sexo e o casamento.  Ler Genesis 1:27,28. 

Tudo o que Jeová Deus fez é bom. E tudo o que Jeová fez tem o propósito de revelar a Sua Glória. O relato bíblico esclarece que Jeová considerava apropriadas as relações sexuais naturais, no casamento. O casamento baseado no conceito de Deus, segundo Seus padrões, resultaria em muitas bênçãos e benefícios. No casamento os casais deviam usufruir companheirismo, comunicação e qualidades complementares mutuas.

Infelizmente a maioria tem contato com o “sexo” muito cedo através de vestimentas sensuais, em novelas, na pornografia, em filmes e internet, etc. Assim surge a velha confusão de chamar o desejo de amor. Os problemas que esse espirito gera não se origina de Deus. Apesar de ser uma dadiva de Deus, muitos zombam do casamento achando que está fora de moda e que é uma fonte de frustração e brigas.

 E entre os que se casam o divorcio é comum. Os filhos talvez não recebam carinho de que precisam e as vezes são usados como trunfo nas disputas maritais. Muitos pais se recusam a ceder, em favor da paz e da união na família. Jeová como criador do homem e originador do casamento Ele sabe o que é apropriado para o homem e a mulher e neste caso é necessário aceitar as orientações dele apoiando a regência Divina.

 Nos tempos bíblicos uma cidade fortificada protegia as pessoas se elas permanecessem dentro dos limites da muralha. Se uma pessoa saísse e houvesse bandidos e saqueadores por ali ela corria o risco de ser roubada ou morta.

Do mesmo modo os casados são protegidos contra a imoralidade, se permanecerem dentro dos limites referentes ao sexo estabelecidos pelo Originador do casamento. O marido e a mulher não devem pensar apenas nos seus próprios sentimentos ou necessidades. Paulo escreveu sobre esses limites em 1º Coríntios 7:3, 4.  As relações sexuais são um privilégio exclusivo da esposa com seu marido; assim como o marido tem o mesmo privilégio unicamente com sua esposa.

 Mas alguns cônjuges passam muito tempo longe um do outro — por tirar férias em separado ou por causa do serviço secular, deixando assim de dar um ao outro o que lhe é “devido”.  Imagine que tragédia seria se a “falta de comedimento” levasse a pessoa a ceder à pressão satânica e a cometer adultério.

 Jeová abençoa os chefes de família que providenciam o sustento sem colocar seu casamento em risco. Há ocasiões em que se deve respeitar o cônjuge em caso de doenças e motivos especiais.  As Escrituras incentivam os cristãos a manter o sexo e o casamento honrosos. O adultério resulta no desagrado de Deus e é prejudicial para os que o cometem. (Leia Hebreus 13:4).

 A palavra “honroso” indica que algo é estimado e precioso. É exatamente assim que Jeová considera o casamento — como algo precioso. Tanto em grego como em português, a palavra “adultério” tem o sentido de corromper ou profanar.  Quando falamos em adultério lembramos de José fugindo da esposa de Potifar que insistia para que ele se deitasse com ela.

Motivo adicional de fugir do adultério e que assim se previne causar dor a si e a outros. Talvez alguém se pergunte: É errado um casal apaixonado morarem juntos sem ser casar?  Conforme lemos a Bíblia diz claramente que “Deus julgará os fornicadores”. A palavra grega para “fornicação”, por·neí·a, inclui o sexo antes do casamento. Assim, aos olhos de Deus, seria errado um homem e uma mulher que não são casados morarem juntos — mesmo que tenham a intenção de se casar mais tarde.

 E se eles estiverem muito apaixonados? Deus ainda exige que se casem antes de ter relações sexuais. Foi Deus quem nos criou com a capacidade de amar. A principal qualidade de Deus é o amor. (1 João 4:8) Por isso, ele tem bons motivos para insistir que apenas pessoas casadas tenham o direito de fazer sexo. E a questão do Divorcio?  Como a bíblia encara o divorcio?

 Bem em Malaquias 2:14-16 Jeová disse que “odeia o divorcio”. O próprio Jesus apresentou aos cristãos só uma base permissível para o divorcio. (Leia Mateus 19:9.) “Adultério” nesse texto inclui Fornicação e outros graves pecados sexuais. A palavra grega traduzida “formicação”´ também é por·neí·a (: no português significa crassa imoralidade sexual) Esta é a única base bíblica para o divorcio onde cônjuge inocente pode se casar novamente no Senhor de acordo com 1ºcorintios 7:39.

 Quatro coisas os maridos e esposas devem ter sempre em mente: os conhecimentos baseados na bíblia, a nossa conduta,       a nossa integridade e a nossa lealdade, tanto para Jeová e o cônjuge que nós escolhemos. Como Jeová fica feliz ao ver seus servos honrando o matrimonio por longas datas cuidando um do outro, é um exemplo e fortalece a congregação.

Más a sociedade nos tempos atuais vem com bons olhos casais viverem mutuamente sem ser casado legalmente, o resultado  se não der certo, cada um vai para seu lado procurar outra parceria com o risco das doenças transmissíveis como a devastadora AIDS.

  O Escravo Fiel e Prudente nos traz um relato de um Jovem que começou a estudar a bíblia e assistir as reuniões no Salão do Reino. Mas infelizmente ele passou a dedicar-se a um estilo de vida muito triste e parou de estudar a bíblia. Passaram-se anos e ele escreveu: “Uns dois meses atrás pedi a Deus que me enviasse uma Testemunha de Jeová porque senti o desejo de começar tudo de novo”. Passei a estudar de novo a bíblia quando a bomba explodiu. Um mês atrás fui diagnosticado como tendo AIDS. Ele concluiu: Se tão somente tivesse acatado e obedecido os avisos bíblicos lá naquele período de estudo bíblico eu não estaria nesta situação hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com