Comunidade De Comunidades
Artigo: Comunidade De Comunidades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rachelluzdavida • 17/9/2013 • 550 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
. A paróquia hoje
83. A paróquia é um instrumento importante para a construção
da identidade cristã; é o lugar onde o cristianismo se torna visível em nossa cultura e história. É verdade que a origem da paróquia é marcada por um contexto cultural muito diferente do atual. Por isso muitos aspectos precisam ser revistos diante das mudanças, mas a intuição original permanece com seu valor.
84. Todos, contudo, percebem que a paróquia está desafiada
a se renovar diante das aceleradas mudanças de nosso tempo. Desviar- se dessa tarefa é uma atitude impensável para quem é discípulo e missionário de Jesus Cristo. A época atual nos desafia a rever a nossa ação evangelizadora e pastoral- paroquial em vista da urgência de uma nova evangelização.
85. Da perspectiva teológica, interessa- nos, principalmente,
a compreensão destas duas noções: paróquia como casa de acolhida dos peregrinos e comunidade como lar dos cristãos onde se faz a experiência comum de seguir Jesus Cristo. Em sendo instância de acolhimento, a paróquia é o espaço para receber diferentes pessoas, com suas buscas e vivências, que pretendem seguir o caminho.
86. Enquanto espaço da comunidade, ela reúne esses cristãos
em grupos que se comprometem em viver o Evangelho de forma comunitária. Aqui o sentido da comunhão é indispensável. Não se trata, portanto, de uma comunidade sociológica organizada e reunida, mas de um grupo que a partir da fé tem profunda comunhão com Deus e entre si, fundamento de toda a experiência cristã e eclesial. Afinal,a “comunhão eclesial, embora possua sempre uma dimensão universal, encontra a sua expressão mais imediata e visível na paróquia: esta é a última localização da Igreja;
é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das
casas dos seus filhos e das suas filhas”.
87. Enfim, procurando definir o que é paróquia, poderemos
dizer que ela é “o próprio ‘mistério’ da Igreja presente e operante nela: embora, por vezes, pobre em pessoas e em meios, e outras vezes dispersa em territórios vastíssimos ou quase desaparecida no meio de bairros modernos, populosos e caóticos, a paróquia não é principalmente uma estrutura, um território, um edifício, mas é sobretudo a família de Deus, como uma fraternidade animada pelo espírito de unidade, é uma casa de família, fraterna e acolhedora,é a comunidade de fiéis”. De igual modo, é preciso reafirmar que, teologicamente, o fundamento da paróquia é ser uma comunidade eucarística, que celebra a presença de Cristo Palavra e Eucaristia, estabelecendo os vínculos de comunhão entre os seus fiéis e remete todos à missão de testemunhar na caridade a verdade professada.
3.4. A urgência da renovação paroquial
129. O Documento de Aparecida apresenta uma clara opção pela paróquia e sugere a sua renovação pela conversão pastoral. Pela reflexão bíblica, vimos que uma Igreja forte como instituição, mas vazia de vida comunitária real, não combina com a aspiração fundamental do Novo Testamento.
130.
...