TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Debora, Uma Mulher E Juíza Corajosa

Trabalho Universitário: Debora, Uma Mulher E Juíza Corajosa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

Versículo para DECORAR: "... para Deus tudo é possível". (Mt 19:26)

APLICAÇÃO: Mostrar que devemos confiar em Deus, tendo coragem para enfrentar os problemas.

Vários anos passaram, Josué já havia morrido. Os israelitas se esqueceram de tudo o que Deus fez por eles. Muitos já não adoravam a Deus e faziam coisas erradas. Por causa da desobediência, Deus os castigou, permitindo que fossem maltratados.

O exército inimigo era muito poderoso; possuía carros de ferro, estava preparado para uma guerra. Seu comandante era um homem mau, ele se chamava Sísera.

Os israelitas estavam sofrendo muito, então, resolveram pedir a ajuda de Deus.

Havia em Israel uma mulher chamada Débora. Era profetisa e também juíza. (Professor, explique que profeta era uma pessoa que recebia a mensagem de Deus e transmitia ao povo, e juiz era o que julgava as causas ou problemas das pessoas.) Débora ficava embaixo de uma árvore, recebendo pessoas com todos os tipos de problemas e os ajudava a resolvê-los.

Certa vez, Débora mandou buscar um homem chamado Baraque e lhe disse: " Baraque, junte dez mil homens e vá destruir o exército de Sisera". Esta era uma ordem de Deus e não podia ser desobedecida. Vocês acham que Baraque vai aceitar umatarefa tão difícil? Sim! Mas ele disse: "... só irei se você for comigo. Se você não for, eu também não irei...” (Jz 4:8). Uma mulher ir para a guerra?! Não parece meio estranho? Mas Débora era corajosa, obediente a Deus e confiava que o Senhor estaria com ela, com Baraque e com todos o povo. Débora aceitou o grande desafio e foi.

Baraque e Débora convocaram um grande exército e subiram a um monte. Lá, Débora disse a Baraque: Vá, ataque os inimigos, porque Deus os entregou em suas mãos. Na hora da luta, caiu uma chuva forte, fez muita lama, os cavalos e os carros de ferros dos inimigos ficaram atolados; os israelitas lutaram contra os inimigos e venceram, até o malvado comandante Sísera morreu, tudo isso aconteceu porque Deus ajudou o Seu povo.

Depois dessa vitória, Débora e Baraque cantaram uma música para louvar a Deus. O povo ficou em paz durante 40 anos.

Débora sempre escutava a voz de Deus e obedecia as Suas ordens. Ela teve coragem para ir a uma guerra, junto com Baraque e tiveram vitória, porque confiavam em Deus.

Quando passamos por uma situação difícil podemos sempre confiar em Deus, porque assim como esteve com Débora, Baraque e todo o povo de Israel, Ele prometeu estar conosco todos os dias. Vamos confiar nEle!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com