TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do In Massagem

Artigo: Do In Massagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  5.712 Palavras (23 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 23

Do-In

:: Ronaldo Cardim ::

O Do-In é uma técnica de auto massagem ou auto-exercícios utilizados hà vários milênios pelos povos do Extremo Oriente para desenvolver a saúde física, a serenidade mental e a elevação espiritual. De comprovada eficiência na prevenção e cura de doenças físicas e emocionais, essa técnica não tem sua origem conhecida com exatidão.

Embora faltem dados comprobatorios, presume-se que o Do-In tenha sido desenvolvido na China hà uns cinco mil anos, durante o reinado de HUANG TI, o lendário Imperador Amarelo, considerado o pai da acupuntura e o formulador dos fundamentos de toda a medicina chinesa.

A terminologia e os princípios do Do-In são os mesmos da Acupuntura, Moxabustão e do Shiatsu. Também conhecido como “massagem acupuntura” sua técnica consiste em estimular determinados pontos estratégicos da pele, alinhados sob um sistema de canais denominados meridianos, que estão diretamente relacionados com os órgãos internos do corpo.

O significado do termo Do-In é: “guiar todas as forças da vida externas e ambientais para a nossa entidade física espiritual”. Em outras palavras Do-In é a forma de conseguir a unidade entre o mundo fora de nós e o mundo dentro de nós. Os movimentos do Do-In são simples e naturais. As técnicas são intuitivas e sucessivas, uma série de movimentos e toques em pontos específicos. Quando nos exercitamos ou nos tocamos, todo o nosso movimento de Do-In deve ser parte do movimento harmonioso do universo.

A teoria do Do-In é baseada no fluxo de Ki, a energia da vida. Essa força cósmica presente em todo o organismo vivo é captada pelos pontos cutâneos e circula através da rede de meridianos que se ramifica logo abaixo da pele. O fluxo de energia Ki se processa através da polarização de Yin – Yang, negativo-positivo, que se instauram produzindo o equilíbrio no organismo. Quando essa harmonia se desfaz, a energia se congestiona ao longo dos meridianos, e os pontos tornam-se doloridos e enrijecidos. Esta estagnação da energia vital é o primeiro estágio do desenvolvimento da doença, caracterizado por uma série de sintomas subjetivos sem causa aparente: a doença do Ki.

Os conceitos Yin e Yang coincidem basicamente com as modernas teorias do funcionamento dos nervos. Recentes pesquisas efetuadas com aparelhos eletrônicos e especialmente através do efeito Kirlian (foto da aura humana), permitem visualizar e constatar cientificamente todos os meridianos e pontos chineses.

Com os extensivos estudos que atualmente são desenvolvidos na China e nos centros médicos do mundo, é de se esperar um grande avanço na utilização desta medicina milenar em um futuro próximo.

Como funciona o do-in?

O do-in é uma técnica de automassagem desenvolvida na China há cerca de 5 mil anos, usada para prevenir e tratar desequilíbrios energéticos do organismo. Segundo a medicina chinesa, as doenças estão relacionadas aos bloqueios do fluxo de energia que circulam nos meridianos, linhas imaginárias que mapeiam o corpo e correspondem aos órgãos internos. “O do-in funciona como a acupuntura, mas, em vez de agulhas, utiliza-se o dedo para melhorar o fluxo de energia do corpo”, diz Marlene Braga, professora de do-in em Belo Horizonte. Uma das formas de aplicação consiste em pressionar os pontos energéticos do corpo com a ponta do polegar. Se a energia está acumulada em uma região, utiliza-se o recurso da sedação, pressionando-se de forma profunda e contínua o ponto relacionado ao órgão que origina o distúrbio. Quando ocorre o contrário, ou seja, a falta de circulação de energia, utiliza-se a técnica de tonificação, que consiste em pressionar repetidamente o ponto certo. “A técnica deve ser orientada por especialistas”, diz Juracy Cançado, professor e autor de Do-in, Livro dos Primeiros Socorros – vols. I e II (Ground). “Os livros também podem facilitar a compreensão das aplicações básicas do do-in.”

Técnica Oriental de Auto-massagem

- DO-IN -

Hoje o DO-IN é não só auto-massagem como também diagnose e rápida cura do corpo praticada por aqueles que desejam operar grandes transformações dentro de si e lutam para se manter em harmonia com a natureza.

A prática do DO-IN é indispensável a todos que desejam aprimorar suas funções orgânicas, e em especial aos que dispendem muito talento ou energia em suas atividades.

Massagem Terapêutica:

A técnica anma, semelhante a outras técnicas de origem sueca, é conhecida no ocidente simplesmente como massagem terapêutica ou fisioterapia.

A Digitopressura Do-In é uma técnica de massagem de origem chinesa que visa a preservação ou recuperação da saúde, através da pressão exercida com os dedos sobre os pontos de acupuntura.

Em chinês o Do-In é mais conhecido como Tui-ah ou Tui-nah e reúne técnicas ancestrais de massagem terapêutica que se originaram em distintas épocas da história chinesa.

Vantagens do Do-in:

Simplicidade: os únicos equipamentos necessários são as agulhas (no caso da acupuntura), os cones de artemísia (no caso da moxa) ou os dedos no caso do Do-In.

Facilidade: as técnicas e as teorias são extremamente fáceis, tanto para se aprender quanto para se aplicar.

Eficácia: na maioria das afecções o efeito é instantâneo e duradouro.

Ausência de efeitos colaterais.

Economia: dispensa o uso de medicamentos e diminui a duração da convalescência.

Versatilidade: devido à ausência de equipamentos sofisticados pode ser utilizada em quaisquer circunstâncias ambientais.

Gráficos dos pontos e meridianos para tratamento da cefaléia.

Veja abaixo alguns exemplos de pontos para dores na fronte e nuca. Os pontos marcados com vermelho servem para dor na fronte, azul na nuca, verde occipital e amarelo temporal.

Faça você mesmo sua massagem nas plantas e dedos dos pés, pois é importantíssima, dada a quantidade e variedade de pontos aí encontrados.

A prática do DO-IN pode ser complementada por métodos paralelos de alimentação natural, renovação constante de energia física e meditação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com