Fundamentos Sociológicos Da Educação
Artigos Científicos: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: susansusps1 • 11/11/2013 • 765 Palavras (4 Páginas) • 432 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – Didática
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Profº. Luis Roberto dos Santos
Tutor à distância:
Bárbara Catiane Vasconcelos Alves - RA 354185
Susan Priscila da Silva - RA 354207
Taquara/RS
2013
Introdução
A Contribuição da Sociologia para a Educação
A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana. Um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social. Assim, a sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.
Os estudos sociológicos trazem conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e a sua realidade social e, conseqüentemente para o processo educacional.
A educação é o elemento da vida social responsável
pela organização da experiência dos indivíduos na
vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia da sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humanas. As práticas que têm por finalidade educar utilizam técnicas; seguem normas e valores que fazem parte de uma determinada sociedade,
de uma determinada cultura e de um determinado tempo histórico. Para
a Sociologia, não há técnica pedagógica neutra: todas são construídas e
utilizadas em meio a valores e normas.
Precisamos da “sociologia” porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas. A sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação, permitindo ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.
“Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual?”
Enquanto no filme “Entre os muros da Escola”, vimos à realidade dos professores que se esforçam para transmitir conhecimentos e valores de forma árdua. Avaliando o aluno como um todo: não só por nota, mas sim por comportamento. Também tem a realidade dos alunos, que vem de lugares diferentes, cada um com sua cultura, seus valores, suas condutas, seus comportamentos.
Todos juntos em um único espaço convivendo em
...