Mulher Virtuosa
Tese: Mulher Virtuosa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aziel8133 • 14/5/2014 • Tese • 1.358 Palavras (6 Páginas) • 212 Visualizações
MULHER VIRTUOSA
Texto da lição: Provérbios 31:10-31
Texto áureo: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” (Provérbios 31:10)
INTRODUÇÃO: Uma vez por ano costumamos celebrar o “Dia da Mãe”. Trata-se de uma data reservada para homenagear, de forma especial, as nossas mães. Justifica-se que sejamos reconhecidos e deixemos os nossos corações transbordar de gratidão para com aquelas que Deus usou a fim nos dar a vida.
Diz-se que o amor de mãe é aquele que mais se aproxima do amor que Deus tem por nós. Na verdade, pela boca do profeta Isaías Deus dirige-se ao Seu povo dizendo: “Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei…” (Is 66:13).
À semelhança da paciência que Deus tem conosco, temos ouvido acerca de mães amorosas e pacientes que oraram durante anos e anos para que um filho errante voltasse, finalmente, a enveredar pelos caminhos da honra e da retidão.
Muitos de nós devemos às nossas mães a bênção de termos chegado ao conhecimento e aceitação da nossa fé cristã, arrependendo-nos dos nossos pecados e aceitando Cristo como único e suficiente Salvador. Na verdade, para realizar a Sua obra neste mundo, Deus continua elegendo muitas e muitas mães crentes, na difícil mas sublime tarefa de educarem os filhos. Se as mães cristãs fossem retiradas da terra, seria, com certeza, extinta uma das mais brilhantes luzes que encaminham pecadores perdidos para a salvação que há em Jesus Cristo.
O texto bíblico de hoje é um dos maiores elogios da Palavra de Deus às mães e esposas virtuosas e dedicadas de todos os tempos. Ainda que a vida actual seja muito diferente das condições no antigo Israel, as mães de hoje continuam a desenvolver a mesma honrosa e fundamental tarefa de cuidar vidas preciosas, com inexcedível desvelo e carinho, educando, assim, seus filhos e zelando pelo bem-estar de toda a família. Sejamos para sempre gratos e louvemos o Altíssimo Deus pelas maravilhosas mães que Ele nos deu.
I – A BÊNÇÃO DE SER VIRTUOSA (31: 10-12)
A mulher virtuosa tem sempre uma influência muito importante na vida de todas as pessoas com quem se relaciona, mas principalmente na vida da família que Deus lhe deu: o seu lar. Pela sua nobre missão, ela bem merece ser estimada e louvada. O marido que tem uma esposa virtuosa sabe que encontrou um tesouro cujo valor “muito excede ao de rubis” (v. 10).
No Novo Testamento, são referidas várias mulheres que revelaram e demonstraram, pela sua conduta cristã, virtudes exemplares refletidas no serviço que prestaram à causa do Evangelho.
Priscila, juntamente com o seu marido, foi uma preciosa ajudadora no ministério do apóstolo Paulo. Ao longo da sua vida, ela viajou praticamente por todo o mundo conhecido de então e, com seu marido Áquila, em qualquer lugar onde chegavam, logo faziam do seu lar um centro de contagiante harmonia e atividade cristã (cf. Act 18:2,26; Rm 16:3,4; 1Co 16:19; 2 Tm 4:19).
Febe era uma mulher cristã de carácter dócil e generoso que vivia em Cencréia, nos arredores de Corinto, e que trabalhou de forma incansável na sua igreja, tendo como supremo objetivo ajudar os outros, inclusive o apóstolo Paulo. Crê-se que terá sido a portadora da Epístola de Paulo aos Romanos. Acerca dela, Paulo escreveu: “ Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo” (Romanos 16:1-2).
Dorcas, cujo nome, de origem grega, significa “gazela” (em aramaico “Tabita”), vivia em Jope e era uma mulher crente que se notabilizou por fazer bem aos pobres. Quando morreu, a sala onde o corpo se encontrava estava cheia de viúvas que lamentavam a sua morte exibindo trabalhos que Dorcas fizera com as próprias mãos para as ajudar. Em resultado da sua vida e dedicação, Deus usou o apóstolo Pedro para a realização de um milagre e o seu corpo foi ressuscitado. Tal facto extraordinário muito contribuiu para a aceitação do Evangelho (cf. Actos 9:36-42).
Lídia, uma mulher comerciante, vendedora de púrpura, pôs a sua casa à disposição do apóstolo Paulo e grupo missionário que o acompanhava. A sua conversão e consagração a Cristo foram fundamentais para o avanço do Evangelho na direcção da Europa (cf. Act 16:14,15,40).
Houve muitas outras mulheres, cujos nomes desconhecemos, que foram de valor inestimável para que a mensagem do evangelho avançasse e tivesse chegado até nós. Sejamos, pois, gratos pelas vidas de tantas e tantas mulheres virtuosas, que foram e são motivo de grandes bênçãos não só para os seus familiares, mas, também, através das igrejas a que pertencem, para todo o mundo.
II – CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA (31:13-27)
A mulher virtuosa de que a Bíblia fala em Provérbios cap. 31 possui qualidades específicas que impressionam e fazem dela um exemplo prático de vivência cristã. Convém notarmos
...