O Judaísmo
Por: materiaisnm • 17/10/2018 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
O judaísmo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita num só Deus e tal como os Cristãos e Islâmicos descende de Abraão.
Os principais símbolos são:
. A Menorah – Candelabro com sete braços, que simboliza o Judaísmo e o Estado de Israel. É o símbolo da nação de Israel e da sua missão, ser a luz entre as nações.
. A Estrela de David – Estrela de seis pontas, é o símbolo do Judaísmo desde o século XVII d.C. e o emblema do escudo do rei David. A partir de 1897 passou a ser o emblema de Sionismo e actualmente é o símbolo da bandeira de Israel. Os dois triângulos sugerem a essência dos ideais judaicos: a fé judaica e a sua história.
. A Mão de Hamesh – Símbolo mais usado na joalharia, mas não se sabe porque é que é tão popular.
. O mezuzza – pequena caixa que contém um rolo de pergaminho com o shema (texto bíblico).
. O Chai – geralmente visto em colares e significa viver.
O texto sagrado está dividido em três partes. A Torá (Pentateuco); Nevim (Livro dos Profeta) e Ketubim (Outros Escritos).
O dia é marcado por três préstimos, de manhã, Saharit, ao meio-dia, Minha, e ao entardecer, Arbit. Os homens usam uma Kipah para mostrar respeito a Deus e de manhã, um xaile de oração – tallit.
O dia do descanso semanal é no sábado.
Os seus princípios fundamentais dizem que Deus criou o universo. Criou o ser humano à sua imagem e semelhança, enriqueceu-o com liberdade e confiou-lhe a missão de continuar a criação. Deus fez uma aliança com Israel, o seu povo. Deus é único, eterno e abstracto. Os judeus acreditam que existe vida para além da morte, recompensa para os crentes e castigo para os pecadores.
Os seus locais de culto são o Templo de Jerusalém, mandado construir pelo rei Salomão no século X a.C.; a Sinagoga; o Muro das Lamentações; os Túmulos dos Patriarcas; o Túmulo do Rei David e o Túmulo de Raquel.
Actualmente o judaísmo está disseminado por todo o mundo, tendo algumas diferenças, mas mantendo o essencial da sua fé.
...