O PODER DO CRISTIANISMO
Por: MATHEUS SILVA • 5/11/2022 • Resenha • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 102 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ADVOGADO JOSÉ DAVID GIL RODRIGUES
ADMINISTRAÇÃO
Trabalho de PI (Projeto Integrador)
O dilema da Saúde Mental nas escolas, durante e após a Pandemia.
As consequências da pandemia na saúde mental dos estudantes
JABOATÃO/PE
2022
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ADVOGADO JOSÉ DAVID GIL RODRIGUES
Iury Da Hora
Matheus Gabriel
Rebeca Marques
Sérgio Luís
Tharcio Francisco
Yuri Andreys
Trabalho de PI (Projeto Integrador)
O dilema da Saúde Mental nas escolas, durante e após a Pandemia.
As consequências da pandemia na saúde mental dos estudantes/adolescentes
O presente trabalho tem por finalidade atender aos requisitos impostos pela disciplina de projeto integrador, com a orientação do professor Manoel Corumba.
JABOATÃO
2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. PROBLEMA 2
3. OBJETIVOS 2
3.1. OBJETIVOS GERAIS 2
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2
4. JUSTIFICATIVA 2
5. REFERENCIAL TEÓRICO 2
6. METODOLOGIA 2
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 2
REFERÊNCIAS 2
INTRODUÇÃO
No Brasil, transtornos mentais como Depressão e Ansiedade atingem mais de 18,6 milhões de pessoas, tornando o país o quinto mais depressivo e o primeiro em ansiedade. E, ao decorrer da Pandemia, juntamente ao sistema educacional remoto ou Educação à Distância (EaD), relatos de ansiedade, angústia e insônia têm aumento de mais de 30% entre jovens de 12 a 17 anos, o que prejudica não só o aprendizado, como marca toda a vida do estudante. O que se torna cada vez mais alarmante, quando dá-se conta de que o Suicídio é o terceiro maior fator de morte entre os brasileiros. E o que o sistema educacional pode fazer para enfrentar e prevenir?
Trazendo o assunto em pauta e tratando a temática dentro do contexto escolar, tanto em nível fundamental, quanto médio.
É certo que a pressão psicológica em pré -vestibulares é inevitável, principalmente quando, além disso, há a carga de atividades e provas escolares ou questões sociais pelas quais adolescentes costumam vivenciar, tais como o Bullying escolar ou adaptação aos hormônios da idade, se tornam cada vez mais pertinentes na vida dos estudantes, além de questões como a Autoestima, visto que é na adolescência que costuma-se entender e conhecer o próprio corpo e personalidade, e é quando há o questionamento da autossuficiência e aceitação. Já no contexto pandêmico atual, a pressão e ansiedade apenas aumenta. E como a Escola pode ajudar?
Nossa proposta é o que, não apenas estudantes, como quaisquer cidadãos precisam como questão básica de saúde e interesse público, a Assistência Psicológica. Mais especificamente, Assistência Psicológica nas Escolas. Escolas de ensino médio em determinados locais do mundo já contam com esta ferramenta, mesmo que não de modo não completamente eficaz. No entanto, oferecer apoio psicológico ou psiquiátrico profissional em ambiente escolar de forma gratuita e essencial para a formação dos futuros cidadãos demonstraria o interesse em apoiar tanto o estudante, quanto educadores e gestores do ambiente. Educação emocional, sessões particulares e coletivas de Terapia serviriam como significativo auxílio para, até mesmo, estudantes que não possuem apoio familiar ou condições financeiras para arcar com profissionais externos. Além disso, nestas sessões poderiam ser reportadas situações de bullying, perseguições ou abusos morais ou sexuais por parte de profissionais ou colegas de ensino, encaminhando o estudante a encontrar a melhor maneira de denunciar e enfrentar os empecilhos. Campanhas de motivação ao autocuidado, incentivo da autoestima e orientação para as melhores formas de se prepararem academicamente e psicologicamente para a sociedade exterior à escola, além de frequentes conversas e atenção aos problemas dos estudantes dentro ou fora do ambiente, certamente, viria a desenvolver da melhor maneira as capacidades e reduziria a angústia do desamparo em momentos de ansiedade, pânico, entre outras deveras questões mentai
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS
Trabalhar e prestar apoio aos estudantes que sofreram traumas psicológicos durante a pandemia da covid-19.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oferecer o atendimento de profissionais da área de psicologia nas escolas. Ofertar aulas de inteligência emocional para os estudantes. Divulgar campanhas que instruam e conscientizem os estudantes a procurar atendimento psicológico caso estejam passando por algum transtorno psicológico.
JUSTIFICATIVA
REFERENCIAL TEÓRICO
O trabalho de Projeto Integrador, Saúde mental nas escolas durante e após a pandemia, desenvolvido por alguns estudantes do 2°B ADM utilizou de artigos associados a saúde mental, principalmente, de adolescentes em meios catastróficos vivenciados nos atuais dias.
...