O Pacto de Lausanne
Resenha: O Pacto de Lausanne. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertadiass • 23/2/2015 • Resenha • 719 Palavras (3 Páginas) • 1.748 Visualizações
Faça uma pesquisa e discorra sobre o que foi o Pacto de Lausanne. Resuma os pontos sobre os quais ele se fundamenta.
A Conferência promovida pelo pastor Billy Graham na cidade de Lausanne na Suiça, no ano de 1974, gerou um documento histórico para a igreja evangélica mundial, chamado de Pacto de Lausanne. Participara desta conferência - Congresso Internacional de Evangelização Mundial – membros da Igreja de Jesus Cristo, de inúmeras denominações, procedentes de mais de 150 nações.
Este pacto é um compilado de doutrinas bíblicas bem expostas que mostram o que é comum para as igrejas evangélicas de todo o mundo, versando sobre salvação, graça, evangelização, unidade em Cristo, liberdade e perseguição, entre outros temas, que trazem à tona a responsabilidade cristã.
O tema da evangelização, levar as boas novas da salvação por Cristo a todos, foi o tema mais enfatizado no documento resultante da reunião, como é exposto na introdução da redação do próprio pacto que assim afirma: “Acreditamos que o evangelho são as boas novas de Deus para todo o mundo, e por sua graça, decidimo-nos a obedecer ao mandamento de Cristo de proclamá-lo a toda a humanidade e fazer discípulos de todas as nações. Desejamos, portanto, reafirmar a nossa fé e a nossa resolução, e tornar público o nosso pacto.”
O pacto de Lausanne contém quinze pontos prioritários que discorreremos brevemente a seguir.
1. O Propósito de Deus - Ele tem chamado do mundo um povo para si, enviando-o novamente ao mundo como seus servos e testemunhas, para estender o seu reino, edificar o corpo de Cristo.
2. A Autoridade e o Poder da Bíblia - Afirmamos o poder da Palavra de Deus para cumprir o seu propósito de salvação.
3. A Unicidade e a Universalidade de Cristo - Afirmamos que há um só Salvador e um só evangelho.
4. A Natureza da Evangelização - Evangelizar é difundir as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou segundo as Escrituras, e agora oferece o perdão dos pecados e o dom libertador do Espírito a todos os que se arrependem e creem.
5. A Responsabilidade Social Cristã - Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão.
7. Cooperação na Evangelização - Afirmamos que é propósito de Deus haver na igreja uma unidade visível de pensamento quanto à verdade. A evangelização nos convoca à unidade.
8. Esforço Conjugado de Igrejas na Evangelização - Deus está levantando das igrejas mais jovens um grande e novo recurso para a evangelização mundial, demonstrando assim que a responsabilidade de evangelizar pertence a todo o corpo de Cristo.
9. Urgência da tarefa Evangelística - Deve haver um fluxo cada vez mais livre de missionários para que toda pessoa tenha a oportunidade de ouvir, compreender e de receber as boas novas.
10. Evangelização e Cultura - O desenvolvimento de estratégias para a evangelização mundial requer metodologia nova e criativa. As igrejas têm de procurar transformar e enriquecer a cultura. 11. Educação e Liderança - Reconhecemos que há uma grande necessidade de
...