O coração da Missão Cristã-Livro: Plantar Igrejas
Por: Meiry Simões • 23/9/2016 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 605 Visualizações
TEOLOGIA BÍBLICA DE MISSÕES
Prof. Huang Cheng Hsiung, 2º Semestre 2016.
Nome: Meirinalva de Jesus Simões. Data: 16.08.2016
Titulo: O coração da Missão Cristã.
Cap. 1 Autor: David J. Hesselgrave
EU FIZ TODA A LEITURA ACIMA ( X ) SIM ( ) NÃO
COMENTÁRIO:
Na primeira parte do livro, o autor explica que no coração da missão cristã está o ato de estabelecer novas congregações e que para isso devem existir uma missão proposta e um método definido. Daí, a necessidade do aprendizado sobre este tema. A maioria dos cristãos conservadores, do outro lado, coloca a Igreja no coração do propósito divino para a era presente e vê o crescimento como uma das suas responsabilidades principais. A missão primária da Igreja é, portanto proclamar o evangelho de Cristo e reunir os crentes em igrejas locais para serem edificados na fé e tornados eficazes no serviço, e assim implantar novas congregações no mundo inteiro.
A Igreja, portanto, é foi um planejamento de Deus na eternidade passada e Ele lhe proveu na morte e ressurreição por meio do Seu Filho Jesus Cristo [Ef 1.19-23]. E o Seu Filho preparou, desenvolveu e instruiu seus seguidores a respeito da missão deles, e os revestiu de poder por meio do Seu Espírito Santo. “Fazer discípulos” implica-se em uma ordem imperativa e a atividade central indicada na Grande Comissão. Fazer convertidos e crentes certamente inclui no ângulo imperativo de Cristo Jesus. Quando a Bíblia fala: “De todas as nações”, tem referencia aos gentios que devem ser trazidos para dentro da Igreja na mesma base que os judeus, ou seja, previamente, o Senhor enviara Seus discípulos para irem em busca das “Ovelhas perdidas”.
O evento decisivo para a expansão do Cristianismo foi o Pentecoste, citado em Atos 2, quando o Espírito Santo de Deus operou sobre aqueles crentes primitivos e os transformou em testemunhas, do jeito que o Senhor prometera. Por esta razão, o coração da missão divide-se em cinco pontos fundamentais para os salvos em Cristo Jesus: 1) plano – gentios e judeus crentes em um só corpo [Ef 3.1-12]; 2) provisão – Cristo amou a igreja, que por ela se entregou [ Ef 5.25]; 3) receita – fazer discípulos [Mt 28.16-20]; 4) poder – receber o Espírito Santo [At 1.8]; 4) produto - a igreja vivendo em unidade [Ef 4.13; 5.27] e por fim 5) que é o propósito – glorificação ao nome do Senhor, por todas as gerações, para todo sempre [Ef 3.21].
...