Resenha Os Miseráveis
Por: genailson • 2/11/2015 • Dissertação • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 900 Visualizações
AC-F2 – Relatório e/ou Comprovante de Atividade Complementar [pic 1][pic 2]
Nome Completo: Genailson de Matos Florencio | RA: 8073833086 |
E-mail: genailson.matos@yahoo.com.br | Data:11/06/2015 |
Curso: Arquitetura e Urbanismo | Série: 3º Semestre |
Resenha do Livro - Os Miseráveis – Victor Hugo
Os Miseráveis, foi idealizado na França, após a batalha de Waterloo, onde Napoleão Bonaparte, governante francês, foi derrotado. Apois aterrorizar toda a Europa, encontrou a derrota em Waterloo
Como personagem principal, o livro Os Miseráveis, traz um ex-prisioneiro das galés chamado João Valgean. Homem sofrido que abraçou a condição de prisioneiro, após ser vencido pela fome e roubado um pão para si próprio de sua irmã e sobrinhos por conta da crise que se instalou após a Revolução Francesa de 1789 e da Guerra de Waterloo em 1815.
Ex prisioneiro, acabara de ser liberado das galés após João Valgean, recém libertado das galés após cumprimento da pena de 19 anos prisão, aparece na pequena cidade de Digne pedindo abrigo e ajuda, mas ninguém nele confia por saberem de quem se trata. Após pedir abrigo na igreja João Valgean tem contato com o Bispo Myriel, que se dispõe a ajudá-lo. Porém, mesmo recebendo tal ajuda João Valjean, não se contém e rouba a casa do Bispo, porém, mesmo assim consegue o perdão do sacerdote.
Passados alguns anos João Valgean comoum rico industrial e com seu nome trocada, João Valjean surge no outro extremo da frança com o nome de Sr. Madeleine se portando como alguém que se importa com os pobres, e os ajuda. Tal procedimento fez com que os moradores da cidade Montreuil-sur-Mer o elegessem prefeito sob grande insistência ele cedeu ao apelo da populção. Nessa epoca aparece Fantine, uma mulher miserável e sem sorte na vida por causa da miséria que existe na cidade na época em questão. Fantine devido a fome, acaba por se prostituir, e acaba abandonada pelo seu namorado e amante com uma filha no colo, Tholomyès Félix seu amante, simplesmente desaparece da história. Após confusão, Fantine é presa pelo policial Javert, Fantine mas é libertada pelo Sr. Madeleine que sempre caridoso promete ajudá-la sempre que preciso. Porém, Fantine está doente, e desequilibrada, pois teve que livrar-se da filha por não poder sutentá-la, mas, é tarde demais, a moça está muito doente no corpo e na alma e ganhava a vida de fazendo qualquer coisa, para mandar dinheiro para os tutores da sua filha. Após vários acontecimentos de forma intensa, como a doença de Fantine e a Verdadeira identidade do Sr. Madeileine, João Valjean sai em busca da filha de Fantine
Descobre que Cosette, filha de Fantini, é criada em Montfermeil pelos Thénardier, um estalajadeiro e sua esposa de caráter duvidoso, cruéis, egoistas e aproveitadores. Cosette é criada em meio a esse sofrimento sendo desprezada pelos membros da família.
João Valgean ao chegar a cidade, dada a ganância dos Thénardier, compra a liberdade de Cosette levando-a consigo conforme prometera à mãe recém falecida. O policial Javert permanece em sua perseguição a Jean Valjean que encontra sua salvação no Petit-Picpus, um convento sob a proteção do senhor Fauchelevent. Lá, após uma série de eventos, um dos quais quase o vitima, João Valgean se torna Ultime Fauchelevent. O senhor Fauchelevent era um velho aldeão desafortunado salvo pelo prefeito Madeleine em Montreuil-sur-Mer após ficar preso sob uma carroça carregada e extremamente pesada. A grande força do prefeito o havia salvo de morte certa na ocasião.
Após a morte do Sr. Fauchelevent, João Valgean, agora Ultime Fauchelevent, sai com sua protegida do convento levando-a como filha para a rua França. A partir daí começam os confrontos para o motim de 1832. João Valgean possui uma bela soma em dinheiro, fruto de seu trabalho como ex-industrial em Montreui-sur-Mer. Leva vida abastada e tranquila na casa da rua França. A vida de Cosette, agora já moça feita, se cruza com a vida de um estudante chamado Mário. Os dois se apaixonam em segredo, mas por causa de novas investidas do inspetor Javert (prisão dos Thénardier, agora família Jondrete), João Valgean decidi ir embora para a Inglaterra, o que causa profundo pesar aos dois jovens. Nessa mesma época iniciam-se os confrontos do motim de 1832 do qual Mário vai tomar parte. Durante o confronto, João Valgean descobre o amor de sua filha pelo insurgente Mário e decide acompanhá-lo na insurreição para salvá-lo da morte e garantir a felicidade da moça. Reaparece a figura do inspetor Javert como espião infiltrado no meio dos insurgentes. Coube a João Valgean o assassinato do mesmo durante a revolta, no entanto ele decidiu pela soltura do policial, limitando-se a atirar para o alto.
...