A Avaliação de Ética
Por: Daniel Canela • 22/3/2022 • Exam • 742 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Curso Superior de Turismo – CEFET\RJ
ÉTICA-AD1 (1o semestre\2022)
Coordenadora: Andrezza M. Costa
1. A partir da leitura das páginas 22, 23 e 24 da Aula 1 (Cadernos Didáticos) e da reportagem do link a seguir https://www.uol/noticias/especiais/das-fake-news-aolinchamento-como-uma-mentira-levou-a-morte-de-uma-inocente.htm#mentiraque-mata, responda: (Mínimo de 10 linhas)
a) Do ponto de vista ético, os fins justificam os meios? Vale tudo em nome de se
alcançar um objetivo, como matar para se obter justiça? (três pontos)
Ainda que não seja possível uma moral absoluta em um mundo relativo, a Ética trata da procura dos valores que devem orientar a ação.
A ação de forma desonesta ou violenta para atingir a um determinado fim, ainda que esse fim seja supostamente legítimo fere o princípio de coerência segundo o qual devemos empregar meios éticos para obter resultados éticos.
A ideia de matar para obter justiça ainda que possa parecer justificável para uma determinada visão moral em que se considere justo o “olho por olho, dente por dente” é questionável do ponto de vista ético, afinal o assassinato de um assassino só nos igualaria em termos de valores ao que há de vil na sociedade em vez de buscar a ação embasada na razão.
A história descrita na reportagem traz ainda um lado ainda mais grave, a possibilidade de estarmos errados nas premissas que nos levam a ação, nesse caso as consequências de ações que não podem ser remediadas, como o assassinato de uma pessoa inocente só ressaltam a necessidade da ação com base ética.
b) Ou para ser ético, que vai além de simplesmente obedecer à lei, o sujeito tem
que seguir alguns limites racionais? (dois pontos)
A Ética como disciplina trata da reflexão sobre as leis e condutas morais de determinada sociedade, é a reflexão que nos guia no discernir entre o “bem” e o “mal” e em última instância a uma tomada de decisão.
Ser ético vai muito além de obedecer cegamente a lei, temos que ser capazes de raciocinar, analisar as motivações e as possíveis consequências de uma ação para que possamos então interpretar tanto a lei quanto os fatos em si.
2. A partir da leitura das páginas 43, 44, 45, 46 e 47 da Aula 2 (Cadernos
Didáticos) e das reportagens dos links a seguir, responda: (Mínimo de 20
linhas)
https://veja.abril.com.br/mundo/italia-revogara-concessao-de-monasterio-para-
steve-bannon-por-fraude/
https://www.dw.com/pt-br/steve-bannon-%C3%A9-preso-por-fraude-nos-
estados-unidos/a-54638720
c) Do ponto de vista ético, na leitura de Kant, manipular as pessoas a partir de
seus dados do facebook, vender seus dados sem sua autorização, espalhar fake
new, trapacear eleições seria um ato imoral?
...