A torre de excell
Por: Giovannacosta • 19/7/2016 • Monografia • 255 Palavras (2 Páginas) • 480 Visualizações
AS NARRATIVAS SOBRE O FUTEBOL FEMININO O DISCURSO DA MÍDIA IMPRESSA EM CAMPO
De acordo com (Gitlin, 2003), a mídia tem uma significativa relação com a realidade social, muitas vezes, seletiva e distorcida. As notícias, na maioria das vezes, têm seus interesses pautados na indústria e na alienação dos indivíduos, limitando – se em oferecer apenas algumas idéias e escondendo outras.
O objetivo desse artigo foi acompanhar as narrativas da mídia impressa no período de 1930 a 2000, sobre a trajetória do futebol feminino e analisar a interferência dessa mídia, na fixação desse esporte feminino, na sociedade brasileira. O relato foi que esse quarto poder influenciou todo pensamento sobre a questão, gerando dúvidas, polêmicas, resistência e fragilidade. Isso reflete até os dias de hoje, com a falta de espaço em relação ao futebol feminino.
Pode - se observar, que apesar do futebol feminino atualmente, tem ganhado mais importância, o processo continua lento, em comparação com o masculino. A mídia é a grande influenciadora, porque a todo o momento, compara o futebol masculino com o feminino, alertando que este não tem vez na cultura esportiva brasileira, o que se torna uma comparação cansativa e desnecessária.
Há oscilações sobre a inserção da mulher nos campos, o que dificulta sua evolução. A idéia do sexo feminino como frágil e delicado, infelizmente, ainda é muito persistente, nos dias de hoje. Embora, tenha aumentado a entrada de mulheres no futebol, este ainda é considerado para os homens, o que desperta a instabilidade e a persistência de uma mesma visão.
Acadêmica: Giovanna Costa de Oliveira.
...