Benefícios do Turismo Para a Saúde Física e Mental dos Idosos
Por: maryellecaroline • 25/8/2021 • Ensaio • 854 Palavras (4 Páginas) • 206 Visualizações
Benefícios do turismo para a saúde física e mental dos idosos.
Viajar, passear, enfim, o turismo em geral pode contribuir para a saúde e qualidade de vida, especialmente após os 60 anos. De acordo com a psicanalista Dr. Elizabeth Zamerul, o turismo oferece inúmeros benefícios para os idosos, como exemplo o autocuidado, o indivíduo passa a desejar melhorar a sua aparência, a se socializar mais e fazer novos amigos, a encontrar novos companheiros, a refletir sobre o bom uso do seu próprio dinheiro, e sobre a qualidade de seus relacionamentos familiares, dentre outros benefícios.
Em relação à saúde física, vivemos em uma sociedade que diariamente nos proporciona bastante estresse. Geralmente grande parte das pessoas dessa faixa etária vivem com suas famílias, muitas vezes em uma relação de dependência de seus familiares, o que acaba causando mais estresse tanto nos idosos quanto nos seus familiares. Esse estresse acelera o envelhecimento, e causa danos à saúde, enfraquecendo o sistema imunológico, endo biológico, entre outros sistemas do corpo. As viagens, mesmo sendo curtas, proporcionam um relaxamento, diminuindo significativamente o estresse, portanto promovem a saúde. Uma pesquisa recente aponta que pessoas se sentem mais satisfeitas, felizes, mais saudáveis e com mais energias após as viagens e que inclusive, esse é um efeito duradouro. Ou seja, as melhorias para a saúde acontecem de várias formas, como por exemplo com caminhadas, com atividades prazerosas e interessantes como passeios e viagens. As consequências disso são: a diminuição do risco de ataque cardíaco e outras doenças cardíacas, prevenir a diabete, o câncer,a hipertensão, e também a melhora das funções cognitivas.
As viagens podem estimular o funcionamento do cérebro e também podem atrasar seu processo de degeneração, diminuindo o risco de uma pessoa ter uma demência, especialmente o Alzheimer. As viagens desafiam e fortalecem o cérebro, pelo envolvimento, planejamento e execução destas, o que implica em novos comportamentos, na adequação de situações inesperadas, na resolução de problemas, também na adaptação a novos lugares, culturas, sabores e idiomas. Viajar também estimula a curiosidade para explorar novas experiências e aumentar a vontade de aprender e se desenvolver intelectualmente. Além disso, o cérebro é estimulado por atividades sociais, quando uma pessoa viaja, especialmente quando vai sozinha, ela tende a promover mais relações sociais, aumentando o prazer e ajudando a manter as conexões entre os neurônios mais saudáveis. Há várias evidências científicas sobre as ligações sociais, afirmando que elas têm um papel importante na diminuição do estresse, na prevenção e no tratamento de doenças. Uma pesquisa atual, afirma que manter ou iniciar um relacionamento após os 60 anos, traz benefícios à saúde mental. As viagens e o turismo podem auxiliar na ampliação da base de amigos, e se a pessoa estiver disponível, pode despertar o desejo de investir na vida afetiva, que também é outro fator importante na promoção de saúde. A influência de quando uma pessoa viaja nos seus relacionamentos familiares é muito grande, observa que ao viajar ela cuida mais de si mesma, de seus interesses, ela preocupa menos seus familiares e gera saudades na sua família. Ao voltar de viagem, o senhor ou senhora viajante torna-se uma pessoa mais interessante para conversar e trocar
...