Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Por: Ruth Vacchiano • 5/9/2024 • Projeto de pesquisa • 427 Palavras (2 Páginas) • 59 Visualizações
Acadêmica: Melissa Rodrigues Bezerra
Curso: Direito (noturno)
Disciplina: Economia
Campus Balneário Camboriú
Oferta e demanda de café no Brasil
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nos quatro primeiros meses de 2023 teve uma queda de 20,3% de sacas exportadas em comparação aos quatro primeiros meses de 2022, por motivo das fortes adversidades climáticas nos últimos anos. Contudo, a exportação de café tende a ser maior no segundo semestre deste ano devido à maior concentração da colheita próxima ao meio do ano.
O Brasil além de ser o maior produtor e exportador mundial de café, é também um dos que mais consome sendo a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água.
A oferta de café no Brasil é determinada pela produção nacional, que é influenciada por uma série de fatores como a produtividade das lavouras, a tecnologia agrícola, a área cultivada e pelas condições climáticas. No entanto, é importante ressaltar que mesmo o Brasil tendo condições climáticas ideais para o cultivo do café, eventos climáticos adversos podem afetar as lavouras, impactando diretamente na produção e, consequentemente, na oferta levando a possíveis impactos nos preços do café.
A demanda de café é influenciada pelo crescimento econômico, renda e poder de compra, as mudanças de preferências e tendências, preços e disponibilidade, hábitos culturais e a expansão de cafeterias e de fast-food que oferecem café. A demanda de café no Brasil é significativa, visto que o país possui uma cultura forte de consumo dessa bebida sendo consumida em diversas ocasiões, possibilitando atender às diferentes demandas de paladar e preço dos consumidores brasileiros e estrangeiros. Há também diversos grãos de café, como o arábica e o robusta, permitindo desenvolver algumas derivações, como o expresso, cappuccino, mocha, café gelado, café com leite, café coado e outras preparações. Da mesma forma que as condições climáticas afetam a oferta, esses eventos climáticos também influenciam a demanda do café.
A abundância do café no Brasil fez com que ele se tornasse muito acessível para todas as classes sociais, pois possuem diversificados grãos, desde os de alta qualidade, até os de qualidade padrão podendo fazer diversas misturas de tipos.
Em suma, o café desempenha um papel importante na economia brasileira, colaborando significativamente para as exportações brasileiras, para o desenvolvimento rural e responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no País. Além disso, a oferta e a demanda influenciam o mercado internacional, com os preços determinados por fatores como a produção, a demanda dos consumidores, as pragas e doenças que prejudicam a plantação e as condições climáticas favoráveis que impulsionam a produção de café aumentando a oferta.
FONTES: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/politica-agricola/cafe/cafeicultura-brasileira#:~:text=A%20cadeia%20produtiva%20de%20caf%C3%A9%20%C3%A9%20respons%C3%A1vel%20pela,%C3%A0%20educa%C3%A7%C3%A3o%20para%20os%20trabalhadores%20e%20suas%20fam%C3%ADlias.
https://www.conab.gov.br/component/k2/item/download/47548_53fa2722364e222598e51dcb5f8f0ede
...