Exercícios Relações Interpessoais
Por: Mylinne Ávila • 1/10/2019 • Trabalho acadêmico • 969 Palavras (4 Páginas) • 423 Visualizações
1) A participação em organizações é muito importante na vida das pessoas, porque as conduz ao envolvimento com outras pessoas em grupos. Verifica-se que o comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações. Com base nessa afirmação, o comportamento das pessoas apresenta algumas características, que podem ser:
a) Proatividade, sociabilidade, percepção e avaliação;
b) Comutatividade, participação, escolha e avaliação;
c) Pensamento, escolha e participação;
d) Avaliação, participação e comutatividade.
2) É a busca do processo de pensamento que faz com que a pessoa aja de uma dada maneira específica.
a) motivação b) motivo c) percepção d) avaliação
3) As teorias sobre motivação dividem-se em dois grupos: as chamadas Teorias de Processo, que procuram explicar como funciona o mecanismo da motivação, e as Teorias de Conteúdo, que procuram explicar quais são os motivos específicos que levam as pessoas a agir. Com base na Teoria de Processo, marque V ou F:
Esta teoria tenta explicar os fatores que ocasionam a motivação e os fatores que geram satisfação nos funcionários, enquanto estes executam suas tarefas em uma empresa. V
Neste modelo a Motivação não significa entusiasmo ou disposição elevada, ou seja, significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa; F
O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio indivíduo (motivos internos) ou nuca por alguma causa externa do ambiente (motivos externos). V
O objetivo é o resultado que o comportamento procura alcançar. A realização do objetivo pode ser impedida ou interrompida por frustração, conflito ou ansiedade. V
Neste modelo a ansiedade não é resultante de ameaça ao bem-estar ou tranquilidade pessoal. F
4) Um Gerente Administrativo pretende entrar para um grupo de trabalho de alta capacitação no exterior e para atingir seu objetivo, precisa passar a evidenciar ações por meio de resultados em sua esfera de responsabilidade. Além disso, ele necessita concretizar projetos pessoais e implementar ações eficazes que sejam observadas pelo líder imediatamente superior a seu cargo funcional. Qual das teorias abaixo podemos enquadrar o exemplo citado?
a) TEORIAS DE PROCESSO, que procuram explicar como funciona a motivação;
b) TEORIAS DE CONTEÚDO, que procuram explicar quais fatores motivam as pessoas;
c) TEORIA DA EXPECTATIVA que procura explicar como as crenças e expectativas que as pessoas têm a respeito de seu trabalho combinam com a força de seus desejos, para conduzir algum tipo de motivação;
d) TEORIA DA EQÜIDADE que procura explicar a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos.
5) É uma visão dos métodos, o melhor modo de se conseguir bons resultados e os superiores têm foco em sistemas, processos e tecnologia, procurando dirigir os trabalhadores. Estamos falando de:
a) gestão b) gerenciamento c) administração d) liderança
6) O estudo das teorias sobre liderança tem por finalidade elucidar a natureza singular da figura do líder através de várias abordagens teóricas. A liderança não pode ser ensinada, mas pode ser aprendida (COVEY, 2005). Atualmente, são atribuídas a essas pessoas que têm a capacidade de aprender o título de líder, por sua eficácia ao compreender a complexidade de um ambiente mais amplo em contínua transformação. É correto afirmar que:
( x ) O papel de um líder é combinar as três habilidades: técnicas, humanas e conceituais.
( ) Líderes sempre foram indispensáveis para mostrar às pessoas o que ou como fazer alguma coisa em diversas situações e contextos.
( ) Liderança significa posição, privilégios e títulos, poder diretivo e significativas remunerações pelo cargo ocupado.
( ) Liderar, de forma mais ampla, diz respeito a ser capaz de conseguir, com ampla margem de sucesso, que as pessoas façam o que o líder entenda que precisa ser feito.
7) De acordo com esta teoria, o homem não é motivado e não quer se desenvolver; a ênfase está no controle. Enfim, é um modelo de empresa de visão bastante conservadora e retrógrada sobre o ser humano. Como exemplo, temos: As pessoas precisam de supervisores que as olhem suficientemente de perto para serem capazes de elogiar um bom trabalho e criticar os erros.
...