IBIRAPUERA
Por: Bruno Scolezi • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 505 Visualizações
O ibira foi projetado para o quarto centenário da cidade de sp, quando sp completou 400 anos e já continha todos os cânones da arquitetura moderna; trazidas pelo Lucio costa, Le Corbusier, Oscar Niemeyer. Contendo muitas coisas que já foram usadas em Brasília. Com a maioria dos prédios feitos por Niemeyer e jardins pelo burle marx. Edifícios sob pilotis (área onde se encontram as colunas e pilares). Com a ideia de que o que é particular é em cima, então todos tem acesso à terra que foi dada por Deus segundo os arquitetos que bolaram isso.
2 cânone, poder trabalhar com os elementos sem ter que ficar colocando as janelas na superfície externa do edifício, podendo trabalhar de qualquer maneira.
4 telhado jardim: acreditavam assim como o chão é livre e de todos a cobertura dos edifícios também seria de todos, então se o céu é de todos ninguém tem o privilégio de morar na cobertura.
Edifício lamina é um ed muito comprido e fininho que tem nas extremidades duas fachadas chamadas empenas cegas (fachadas que não tem janela)
As colunas da marquise estão recuadas fazendo um enorme balanço para a coluna ficar na sombra e dar a impressão de que o edifício está pousando sobre a sombra.
Quando o parque foi feito, Jânio Quadros queria se gabar do poderil da indústria.
O MAM nunca pertenceu ao projeto do Ibirapuera, feito por Lina Bo Bardi, tentando respeitar as características da marquise.
Caixilhos: estruturas que seguram portas e janelas.
Um dos cânones é a estrutura independente, então no MAM chamamos a DE ESTRUTURA rainha. Podendo ser rainha e escrava. Rainha está solta e ninguém encosta nela, nem janela, nem parede nem nada. Nunca passando na própria coluna.
O pilar é a escrava, pois não se vê. Quanto maior a marquise menor o balanço, quando menor a marquise maior o balanço.
O prédio da bienal também tem o recuo do edifício sobre a parte baixa, tendo a cor cinza nas colunas.
Também tem o bri soleil. venezianas, persianas, congobós, etc criados pelos árabes. Deixando toda a paisagem a mostra quebrando a luz gradativamente.
A laje se apoia nas vigas e depois se apoia nos pilares.
Prédio da bienal é tipo lamina.
As colunas ovais não encostam nas janelas - contrario
A modulação da marquise é feita em retângulos de 10/12
A rampa é pura hipocrisia a não ser que ela seja de fato um elemento arquitetônico.
...