Os Sabores da Croacia
Por: Jaquelinedbic • 12/5/2015 • Projeto de pesquisa • 293 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
Os Sabores da Croácia.
A Croácia pode ser dividida em quatro regiões culinárias principais: a cozinha da Ístria orgulha-se de se legado italiano apresentando massas elegantes, nhoque e pratos com trufas; a cozinha da Dalmacija é baseada em frutos-do-mar e tem ecos venezianos; as terras férteis da Slavonija tem influência húngara, com pimentões e especiarias; já a região central da Croácia mantém predileções austríacas – schnitzel, sobremesas e bolos.
Ístria → Com uma cozinha de nítida influência italiana, a Ístria leva comida mais a sério que qualquer outro lugar fora de Zagreb. Aqui a trufa, tartufi, é venerada. Embora mais frescas no outono, trufas secas são usadas o ano todo em risotos e massas como mare monti (uma combinação de cogumelos e mariscos). Muitas cozinhas de restaurantes preparam pratos em uma peka – uma panela com tampa enterrada em cinzas quentes – que mantém o sabor e os sumos. Outras delícias são o macio presunto defumado (pršut) e as melhores ostras e mexilhões da Croácia.
Dalmácia → O Mar Adriático (Jadransko More – em croata) fornece grande parte dos peixes da Croácia. Goraz, salmonete, linguado e dourado são comuns assim como mexilhões, mariscos, ostras, polvo, lula, camarão e até caranguejo e lagosta. Os canais criados por centenas de ilhas (existem mais de mil ilhas na costa croata) cultivam mariscos de excelente qualidade. Seu preparo envolve azeite de oliva, alho e ervas, cozidos rapidamente
Café turco é um tipo de café tradicional da Turquia e de diversos territórios que outrora integraram o Império Otomano, tais como a Grécia, o Oriente Médio, parte do Norte da África e os Balcãs.
É preparado a partir de café moído com consistência de farinha. A bebida resultante fica muito concentrada, servindo-se tradicionalmente em chávenas pequenas, sem pega, com ou sem açúcar.
...