Resumo: Composto de Comunicação
Por: Clara Alonso • 8/6/2020 • Dissertação • 1.490 Palavras (6 Páginas) • 303 Visualizações
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Resumo: Composto de Comunicação.
- PROPAGANDA: Um dos componentes mais importantes e um plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é a mensagem da propaganda.
- Objetivo: desenvolver novas campanhas, criar peças, plataforma criativa.
Etapas da plataforma criativa:
- Promessa básica (o que deve ser dito e destacado na comunicação):
- Proposta única de venda: abordagem racional -> características do produto,
- Preposição de venda emocional: aspectos psicológicos -> apelo ao consumidor.
- Preposição de venda social: aspectos sociais e ambientais -> apelo ao consumidor.
- Conceito da campanha (o que queremos que entendam da nossa mensagem – clima psicológico):
- É aquilo que queremos que o consumidor entenda da nossa comunicação, não o que mostramos ou falamos, mas sim, o que está implícito na mensagem.
- Tema da campanha (é o assunto que será tratado em todas as peças de comunicação):
- É o que norteará a linha criativa.
- Apelos da propaganda:
- Informativos/Racionais: Enfatizam características do produto/serviço e/ou benefícios, ou motivos para utilizar o tal.
- Emocionais: Relacionadas a necessidades sociais e/ou psicológicas para adquirir tal produto.
- Execução criativa / estratégia de criação (de que forma dizer, quem vai dizer?):
- Venda direta ou mensagem factual: foco no apelo informativo/racionais (benefícios do produto).
- Evidência cientifica/técnica: citações de resultados e mensagens técnicas e/ou cientificas.
- Demonstração: demonstram o produto e como funciona -> seduz o consumidor a consumir.
- Comparação: utilizadas com objetivo de apelas e criar vantagem competitiva.
- Personalidade símbolo: passa a mensagem da propaganda e se relaciona com tal serviço/produto.
- Testemunhal: elogios ao produto/serviço com base em sua experiência pessoal.
- Cenas do cotidiano: retrata problemas que o consumidor possa enfrentar na sua vida cotidiana e como seu produto pode resolver tal problema.
- Animação: desenhos de artistas ou feitas em computador.
- Imagens: usa-se elementos visuais, fotos, ilustrações e/ou símbolos e não informações.
- Dramatização: assemelha a cenas do cotidiano, mas é bem mais exagerado.
- Humor: mais utilizados em televisão e radio, porem alguns anúncios impressos utilizam.
- Combinações: mais de um tipo de estratégia de criação.
- MERCHANDISING: Ação de valorização e enriquecimento do produto focado no ponto de venda (PDV). O Shopper é o cliente que pensa, pondera e decide a compra no PDV.
- 3 aplicações conceituais no PDV: ambientação, vitrinismo e exibitécnica.
- Objetivo: “Da” a cara da marca.
Ambientação:
2 tipos de Ambientações:
- Ambientação Promocional: tem como foco a promoção do “momento” – decoração de verão: aumenta a venda de produtos utilizados nessa época: protetores solares, bronzeadores, etc.
- Ambientação Institucional: feito em épocas sazonais – carnaval, copa do mundo, etc.
- Cor, iluminação, som, aroma, layout, comunicação -> contribuições relevantes para uma boa ambientação.
Vitrinismo:
- Técnica utilizada na montagem e vitrines -> parte externa do PDV.
Exibitécnica:
- Foca na exposição, disposição e exibição de produtos.
- Utiliza os 5 sentidos do homem (audição, visão, paladar, tato e olfato) para motivar a sua compra.
- Técnicas de localização:
- Ponto natural: onde deveria ser mesmo
- Ponto extra: é colocado em um lugar x para sua exibição.
- Ilha promocional: uma ilha colocada no meio do PDV só com os produtos da marca.
- Terminal: logo no término da “fileira” do corredor do PDV.
- Pilha: uma pilha de produtos
- Técnicas de exposição:
- Agrupamento
- Verticalização
- Horizontalização
- Facing: deixar um aspecto bonito quando for ver os produtos (tudo retinho e linear).
- Técnicas de controle:
- Abastecimento
- Amarração
- Harmonia/visibilidade
- Volume
- Técnicas de promoção:
- Adesivos: podem ser encontrados tanto no chão, quanto em paredes/vidraças.
- Take one: “folheto”.
- Balcão de degustação
- Biombo
- Banner
- Bobina de forração: uma forração para as ilhas promocional, por exemplo.
- Brinde: ex – na compra do desodorante Nívea, ganha uma nécessaire.
- Sampling: “amostra grátis”
- Cartaz
- Cartazete: o próprio fornecedor faz os cartazetes e informa os preços.
- Clip strip
- Diplay
- Corner
- Totem
- Embalagem promocional: ex - leve 8 pague 6
- B. Pack
- Faixa de gondola
- Testeira
- Gargaleira
- Inflável
- Mobile
- Stopper
- Wobbler
- Peças promocional adicionais
- PROMOÇÃO DE VENDAS PERSUASIVAS: É uma atividade mercadológica que provoca o consumidor ao ato da compra.
- Objetivo: cria oportunidades e promoções para estimular o consumidor a consumir em um curto-prazo (1h ou menos até 6 meses).
Técnicas:
- Desconto
- Liquidação
- Facilidade de pagamento: ex – 13 parcelas de x reais.
- Preço promocional de lançamento
- Rebate: Refere-se a prática na qual os fabricantes dão descontos em dinheiro ou devoluções a consumidores que apresentem provas de compra. Muito tradicional nos EUA.
- Ofertas especiais: produto/serviço anunciado em do condições especiais em um determinado período de tempo. Ex – só hoje, só hoje mesmo!
- Pacote promocional: união de diversos serviços de uma forma que a sua soma final fique mais barata (muito utilizado em viagens, ex – CVC).
- Bonificação: sensação de ganho para o consumidor (compre e leve).
- Copunagem: cupons de descontos
- Degustação: ex – experimente o spotify por 3 meses grátis.
- Edição limitada
- Embalagem promocional: sua embalagem é utilizada como veículo para reforçar as promoções da comunicação
- Banded pack: um tipo de pacote promocional – produtos diferentes porem do mesmo fabricante na mesma “caixa”
- Coleção
- Self liquidated: um brinde cuja sua aquisição o consumidor precisa pagar um valor monetário.
- Sampling: “amostra grátis”
- Gift Pack/Brindes: brindes na embalagem e/ou no seu exterior
- Container premium: é uma reutilização da embalagem do produto (se torna útil no dia-a-dia) que se torna promocional
- Clube de vantagens: gera fiel o consumidor a marca
- Member get member: ex – indique um amigo e consiga mais vantagens
- Gimmicks: personagens desenvolvidos para criar lembrança promocional. Ex – zé gotinha
- Ações cooperadas: junção de duas marcas para conseguir share de mercado e/ou conquistas novos consumidores.
- Vale brinde: o consumidor precisa encontrar algum comprovante feito pelo fabricante para ter acesso ao brinde. ex – ipod no palito
- Sorteio
- Concurso
Técnicas que não precisam de aprovação legal -> De Sampling até Ação Cooperada.
Técnicas que precisam de aprovação legal -> De Vale brinde até Operação Assemelhada.
- PROMOÇÃO DE VENDAS INSTITUCIONAIS: é uma atividade mercadológica no qual tem como objetivo alavancar a imagem da marca a longo prazo (devido a seu alto nível de investimento).
- Objetivo: alavancar a imagem da marca.
Técnicas:
- Espaço locado: podem ser públicos ou privados ex – stands ou quiosques.
- Brand placement: espaços encomendados/comprados em diferentes formatos.
- Brand experience: espaços fixos que tem como proposta gerar experiência ao consumidor.
- Concept store: lojas fixas que reforçam o conceito da marca.
- Pop up store: lojas temporárias e estrategicamente localizadas.
- Jogos / arg / app: formas de concursos que possuem características lúdicas e são bastante estimulantes.
- Road show: formato que pode ser montado/desmontado e levado para qualquer lugar/região/país.
- Naming rights: investimento da marca em um empreendimento ou espaço físico por tempo limitado.
- Patrocínio de causa: causas sociais, culturais, sustentáveis ....
- Evento customizado: evento próprio da marca.
OBS: Possibilidade de alavancar a imagem da marca: Naming Rights, Concept store, Brand Experience.
- EVENTOS:
- Objetivo: alcançar seu público-alvo/potencial, por meio de lançamento de produtos, de apresentação de pessoas, empresas ou entidades.
- Visa estabelecer ou gerar contato de experiência com a marca.
- Classificação do evento:
- Físico ou digital
- Aberto / fechado / misto
- Porte: pequeno (até 200 pessoas) / médio (até 500 pessoas) / grande (acima de 501 pessoas).
- Categoria: institucional / promocional
- Área de interesse: artística, cientifica, cultural, educativa, etc...
- Localização
- Característica estrutural: data-eixo (25 de dezembro) / móvel (copa do mundo) / esporádico (50 anos turma da Mônica)
- Perfil dos participantes: geral (clientes) / dirigido (afinidades) / específico (profissionais).
- Temáticas de eventos:
- Feiras
- Exposições
- Salões
- Desfiles
- Modalidade de eventos:
- Evento customizado: evento próprio da marca
- Patrocínio exclusivo: ex – a marca.. apresenta.. (cirque de soleil -> Bradesco)
- Patrocínio (cotas de participação):
- Patrocinador máster (cotas)
- Copatrocínio
- Apoio (permuta)
- Simples participação (presença)
- Media partner (cobertura)
- RELAÇÕES PÚBLICAS: “Uma coisa é ser lembrado, outra é ser lembrado pelos motivos desejados”
- Objetivo: ter lembrança da marca.
2 tipos de RP:
- Relações Públicas Proativas: comunicar os méritos da marca, conta o que a marca fez.
- Relações Públicas Reativas: respostas a influências/pressões externas, proteger a imagem/reputação da marca por conta de alguma crítica/reclamação que foi feita.
- MARKETING DIRETO: qualquer comunicação que fale diretamente com o consumidor, comunicação 1 a 1. O fabricante sabe com quem ele está falando.
- Objetivo: focado em um público que tem interesse real em consumir determinado produto/serviço.
- OBS: precisa ter uma boa base de dados e software de inteligência nesse módulo.
Formatos de marketing direto:
- Telemarketing
- Mala direta
- Email marketing
- Infomerciais
- Catálogo
- SMS
- Geomarketing
- Compra domiciliar: ex – chamada gratituita (0800..)
- Chatbot
- VENDAS PESSOAIS: apresentações de pessoais de vendas -> venda “cara a cara”.
- Objetivo: aumentar a preferência e a convicção do comprador e levá-lo a ação.
- Formatos de vendas pessoais:
- Venda repetitiva: de pessoa para pessoa -> o vendedor visita a casa do consumidor, seu local de trabalho, etc. para vender os produtos que são comprados com frequência.
- Venda não repetitiva: de pessoa para pessoa -> o vendedor visita a casa do consumidor, seu local de trabalho, etc. para vender os produtos que não são comprados com frequência.
- Programas de reuniões: o vendedor oferece produtos/serviços para grupo de pessoas por meio de demonstrações ou em reuniões feitas nos escritórios ou domicilio.
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