Trabalho de pratica
Por: turini • 2/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.471 Palavras (10 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
Curso | Licenciatura em Geografia |
Disciplina | Geografia Regional |
Professor (a) Responsável | |
Titulo do Projeto | O “norte rico”: a Itália |
Nome do Aluno |
|
RA | |
Data do Inicio do Projeto | |
Data do Término do Projeto |
POLO DE SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ-RO
MAIO
[pic 2]
Introdução
No decorrer deste trabalho vamos conhecer um pouco sobre a Itália. Buscando compreender em sua totalidade, consideramos seu arranjo e perfil adquirido ao longo do tempo, decorrente das ações humanas sobre atributos remanescentes do espaço herdado da natureza. Devemos, portanto, analisar elementos naturais, elementos antrópicos e a história que materializou tal configuração, buscando compreender as relações entre cada um desses elementos na constituição do espaço regional. Além de características socioeconômicas, políticos, culturais e socioambientais.
ITÁLIA
O nome Itália vem da Roma antiga. Os romanos chamavam de Itália o sul da península Itálica ou Apenina, que significa "terra de bois" ou "terra de pastos. Após o declínio dos romanos, a Itália sofreu inúmeras invasões de povos estrangeiros, desde tribos germânicas, como os lombardos e ostrogodos, aos bizantinos e, mais tarde, os normandos, entre outros. Séculos mais tarde, Itália tornou-se o berço das repúblicas marítimas e do Renascimento, um movimento intelectual extremamente frutífero que viria a ser parte integrante na formação subsequente do pensamento europeu. A história da Itália influenciou fortemente a cultura e o costarde social, tanto na Europa como no resto do mundo. Foi o berço da civilização etrusca, da Magna Grécia, da civilização romana, da Igreja Católica, das repúblicas marítimas do Humanismo, do Renascimento e do fascismo. Os povos italianos surgiram a partir da mistura de diversos povos, que já viviam na região, incluindo os latinos (a Oeste), os sabinos (no vale superior do Tibre), os úmbrios (no centro), os samnitas (no Sul), oscanos, entre outros, com os etruscos que se estabeleceram no centro do país, os gregos no Sul e os celtas no Norte. Posteriormente, estabeleceram-se no Norte povos germânicos (ostrogodos, visigodos, lombardos) e, no Sul, os sarracenos (de origem árabe) e os normandos (de origem escandinava). Esses últimos deixaram uma menor influência na etnia italiana. A principal religião do país é o catolicismo romano, mas são praticadas muitas outras, como catolicismo ortodoxo, protestantismo, testemunha de Jeová, judaísmo, islamismo, budismo, sikhs e hinduísmo. [pic 3]
A bandeira da Itália foi adotada oficialmente em 1 de janeiro de 1948.A bandeira é composta por três faixas verticais o verde simboliza a liberdade o branco, a igualdade e a cor vermelha a fraternidade que teve como lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
Foi o lugar de nascimento de muitos artistas, cientistas, músicos, literatos, exploradores. A Cultura da Itália é famosa pela sua arte, cultura e monumentos, entre os quais, a Torre de Pisa, o Coliseu de Roma, bem como pela sua comida (pizza, pasta, etc.), vinho, estilo de vida, elegância, design, cinema, teatro, literatura, poesia, artes plásticas, música (especialmente a Ópera). A Itália esta dividida em 20 regiões como mostra o mapa:
A Itália esta dividida em vintes regiões que são ela: [pic 4]
1Valle d'Aosta
2Piemonte
3 Liguria
4 Lombardia
5 Trentino-Alto Adige
6 Veneto
7 Friuli-Venezia Giulia
8 Emilia-Romagna
9 Toscana
10 Umbria
11 Lazio
12 Marche
13 Abruzzo
14 Molise
15 Campania
16 Puglia
17 Basilicata
18 Calabria
19 Sardegna 20 Sicilia
Cada região está dividida em 108 províncias, cada província esta dividida em municípios ou comuni que por sua vez podem ser divididos em frazione. A Roma se tornou a capital do país desde 1871, dez anos após a Unificação. Turim foi a primeira capital da Itália, seguida por Florença. No dia 17 de março de 1861 a Itália foi unificada e no dia 2 de junho de 1946 foi proclamada a República. A Itália é uma República Parlamentarista, e sua forma de governo é baseada nos parlamentos (Câmara dos Deputados e Senado), com um chefe de Estado (Presidente) e um chefe de governo (primeiro-ministro). É um dos membros e fundadores da União Européia e a moeda em circulação é o Euro, que substituiu a Lira em 2002.
Os aspectos físicos geográficos delineiam o formato de uma bota: A maior parte da Itália está localizada na Península Itálica, que se localiza no sul da Europa. O país apresenta terrenos que variam de 0 a 3 mil metros de altitude, predominam altitudes inferiores a 500 metros. A Itália está na linha de contato das placas européia e africana. Portanto, está sujeita a terremotos, Geomorfologicamente, a Itália está dividida em: Sistema Alpino: Que estende-se pelo território italiano em quase toda a vertente Meridional, Planície do Pó: entre os Alpes e os Apeninos a Planície Do Pó, tem 46 mil km2. O rio do Pó é o mais longo do país, com 652 km de extensão e em Setor Peninsular Articulado pelos Apeninos: a cordilheira dos Apeninos forma a espinha dorsal da península italiana. A Itália é banhada a leste pelo Mar Adriático, a oeste pelo Mar Tirreno e Lígure e a sul pelo mar Jônico e Mediterrâneo. O país faz fronteira Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. Estão sob jurisdição do Estado inúmeros arquipélagos espalhados pelos seus mares, além das grandes ilhas e também regiões da Itália: Sicília, Sardenha e Elba também fazem parte da Itália. A Itália limita-se a sul com o Mar Mediterrâneo (incluindo o Canal de Malta que separa a Sicília de Malta), com o Mar Tirreno e com o Mar da Ligúria (ambos separando o território peninsular das ilhas da Sicília e Sardenha e da ilha francesa da Córsega). O terreno italiano é bastante acidentado, com relação ao relevo Alpes, que é irregular e montanhoso, com algumas planícies no extremo norte, Apeninos, cadeia montuosa que atravessa o país de norte a sul, a maior planície italiana e a Pianura Padana, localizada entre os Alpes e os Apeninos. O ponto mais alto do Itália é o Monte Branco, com seus 4810 metros, mas dois vulcões estão mais associados com o país: o Monte Etna, na Sicília, e o Monte Vesúvio, perto de Nápoles. [pic 5]
...