Turismo Espacial
Por: larissafrtd • 30/10/2016 • Trabalho acadêmico • 565 Palavras (3 Páginas) • 452 Visualizações
Pesquisa sobre Turismo Espacial
O turismo espacial é um fenômeno que consiste em viagens espaciais realizadas por indivíduos que não possuem propósitos científicos, apenas lazer. Hoje em dia, essa forma de turismo é disponível para um seleto público que está disposto a gastar uma quantia equivalente a milhões de dólares em troca de atrações e experiências como: a própria viagem, observação da Terra desde o espaço, elevação do status, ausência de gravidade e supostos benefícios a saúde.
A Space Adventures, uma empresa norte-americana em parceria com o programa espacial russo, foi a primeira agência do ramo. O destino espacial proposto por eles é a estação espacial internacional, a 400 quilômetros de altura, onde o passageiro passa alguns dias vivendo a experiência de estar no espaço sentindo a ausência da gravidade. Alem do custo, o candidato precisa passar por testes físicos e médicos para saber se o mesmo possui condições de vivenciar os estresses da viagem e caso seja aprovado, o candidato também passa por um treinamento de seis meses na ‘Cidade das Estrelas’, local onde as condições fora de orbita são simuladas.
A agência entre 2001 e 2009, através da espaçonave Soyuz, levou 8 turistas ao espaço e ao preço de 30 milhões de dólares por pessoa. A Space Adventures também vende viagens espaciais para a Lua ao preço de 100 milhões de dólares, porém a viagem só é possível com 2 passageiros a bordo.
Com a criação vem a concorrência e assim apareceu a empresa Blue Origin, que também trabalha para levar turistas ao espaço em voos de 100 quilômetros de altitude, seu fundador é o milionário Jeff Bezos, dono da Amazon. O projeto é realizado com bastante descrição mas sabe-se que eles criaram um sistema de segurança capaz de ejetar os passageiros das naves em caso de pane na hora do lançamento e por ser tão eficiente o projeto, ele recebeu a doação de 3,7 milhões de dólares da NASA para que o sistema fosse melhorado. A companhia também tem planos de fazer viagens para maiores altitudes e para estações espaciais particulares e essa ideia gera um conflito com a proposta de uma viagem espacial mais acessível, devido ao fato de que a única estação espacial que existe é devido a cooperação de 15 governos nacionais. Porém uma empresa chamada Bigelow Aerospace procurada astronautas com objetivo de trabalharem em um projeto onde seriam construídas estações espaciais infláveis, capaz de serem levada a bordo das aeronaves e montadas assim que chegassem ao seu destino, essa tecnologia ainda esta em fase de testes mas seria acessível ao público alvo.
A empresa Bigelow Aerospace já lançou 2 satélites protótipos e gastou um valor estimado em 180 milhões de dólares em pesquisas e além de possuir uma rede hoteleira em Las Vegas, pretende fazer dessas estações espaciais infláveis, verdadeiros hotéis.
Outra empresa que pretende fazer viagens espaciais é a XCOR, fundada por Jeff Greason, que apresenta uma aeronave preparada para levar um piloto e um passageiro, realizando diversas viagens por dia. essas aeronaves seriam como aviões ultra-sônicos onde uma vez que atingissem o espaço, desligariam os motores e o passageiro experimentaria a sensação da ausência de gravidade. A empresa possui mais de 350 passageiros interessados e seis pacotes que variam de 150.000 a 235.000 dólares e os voos duram em torno de 1 hora. Porém ainda não tem previsão para o inicio dos voos.
...