A Avaliação do Desenvolvimento Infantil
Por: Gabi Kossmann • 24/4/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 887 Palavras (4 Páginas) • 82 Visualizações
AVALIAÇÃO INFANTIL – VBMAPP
IDENTIFICAÇÃO:
PROFISSIONAL:
INTERESSADO: M.A.B
ASSUNTO: Avaliação do Desenvolvimento Infantil – VBMAPP
DESCRIÇÃO DA DEMANDA
Após conhecer os serviços oferecios pela Escola de Educação Infantil Brincar e Aprender, a genitora, solicitou o início do acompanhamento de M., 1 ano e 9 meses, sexo masculino.
Por esta razão, foi realizada anamnese com a mãe e utilizado o Instrumento de avaliação VBMAPP no dia 29/01/2023, no ambiente escolar, para observar e testar as habilidades que M. já havia adquirido e as que estão em atraso de acordo com o esperado para a sua idade.
PROCEDIMENTO
Data, horário e metodo empregado na aplicação do VBMAPP
ANÁLISE
Na avaliação realizada na sala de ensino especial, na presença da genitora (N.), A., no aspecto geral, se mostrou ser ativo, atento, demonstrou intenção comunicativa, apontou, realizou mandos e demonstrou compreender o que se é solicitado dele.
De acordo com o VBMAPP:
[pic 1]
- Na habilidade de mando, ele conseguiu emitir sons, apresentando em alguns momentos contato visual, no entanto, não emitiu nenhuma palavra, mesmo com ajuda ecóica. Pontuou 1 no 1M apenas.
[pic 2]
- Ao avaliar o tato, pude observar que M. aponta para a figura ou objeto e espera que o outro (adulto) fale o nome, não emitindo nenhum som nesse momento, mas apresenta interesse pela atividade e sorri como troca comunicativa. Pontuou 0 em todos os marcos do Tato nível 1, pois não realiza nenhum tato.
[pic 3]
- Já na habilidade como Ouvinte, M. se saiu bem, atendeu para a minha voz e fez contato visual por 3 vezes num tempo de observação de 30 minutos, conseguiu responder ao ouvir o seu próprio nome por 2 vezes. Apontou e tocou para os itens solicitados corretamente, falhou em alguns (garfo, tigela, xícara, prato, tênis, colher, escova de dente, caminhão). No entanto não conseguiu seguir comandos simples, como “bate palma”, “toca na cabeça”. Pontuou 1 apenas no 3M.
[pic 4]
- Em Percepção Visual (MTS), M. pontuou 1 em todos os Marcos (do 1 ao 5), fazendo rastreio por mais de 2 segundos de 5 itens testados, realizou a pega de pequenos objetos em movimento de pinça mais de 5 vezes, manteve a sua atenção por mais de 30 segundos para todos os brinquedos oferecidos. Colocou mais de 3 itens dentro de um recipiente, empilhou mais de 3 blocos, chegando a conseguir 6 blocos empilhados. Realizou pareamento de figuras (animais), mas ao testar o emparelhamento de objetos, não realizou o comando.
[pic 5]
- Na habilidade do Brincar Independente, M. pontuou 1 para os marcos 1M, 2M e 5M. Os marcos 3 e 4 não foram testados por falta de oportunidade. No entanto, ele demonstrou interesse por todos os brinquedos oferecidos, manipulou e explorou por mais de 1 minuto no tempo de observação de 30 minutos. Mostrou variação no brincar, interagiu com mais de 5 itens diferentes, incluindo bola, instrumentos musicais, palitinhos de picolé, bolinhas coloridas, bolha de sabão, pescaria de peixinhos e formas geométricas (encaixe e movimento de rosca) e se envolve em brincadeiras de causa e efeito por mais de 2 minutos (montar e desmontar, pescar e soltar) num tempo de observação de 30 minutos.
[pic 6]
- No Comportamento e Brincar Social, M. fez contato visual e gestos como forma de mando 3 vezes no tempo de observação de 30 minutos, não apresentou fala em nenhum momento, mas demonstrou interesse em brincar por mais de 2 vezes. Os marcos 3, 4 e 5 não foram avaliados por falta de oportunidade.
[pic 7]
- Na Imitação Motora, M. apresentou resistência e muitas vezes comportamento de se jogar para trás e chorar. Pontuou 0 para os marcos 1 e 2, não seguindo nenhuma vez o comando “faz assim” ou “faz igual”, mesmo com a genitora e a babá solicitando a demanda. Realizou 2 ações imitativas com objetos (bola dentro do pote e rabisco no papel). A genitora relatou que ele imitava em alguns momentos, então solicitei que testasse em um outro momento e registrasse para me informar.
[pic 8]
- Pontuou 0 em todos os Marcos do Ecóico nível 1.
[pic 9]
- Na última habilidade, de Comportamento Vocal, M. emitiu espontaneamente uma média de 5 sons no tempo de observação de 1 hora. Emitiu também 3 sons diferentes, numa média de 10 sons por hora, no entanto pontuou 0 no 3M, 4M e 5M.
CONCLUSÃO
M. é ativo, demonstra interesse por brinquedos, utiliza-os de forma funcional, atende a comandos simples e sorri em resposta quando consegue realizar algo e as pessoas ao seu redor comemoram. Ele se comunica puxando o adulto pela mão e apontando. Quando empolgado e feliz, faz sons (ex.: com as bolhas de sabão).
...