A Historia do MC Donald
Por: william211192 • 25/7/2021 • Relatório de pesquisa • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 130 Visualizações
McDonald's[pic 1]
McDonald's Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda. Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald. Em 1948, eles reorganizaram seus negócios como uma hamburgueria que usava os princípios de uma linha de produção. O empresário Ray Kroc ingressou na empresa como franquiado em 1955. Em seguida, ele comprou a cadeia de restaurantes dos irmãos McDonald e expandiu a rede para todo o mundo.[5]
Um restaurante McDonald é operado por qualquer franqueado, filial ou pela própria corporação. A receita da McDonald's Corporation vem do aluguel, royalties e honorários pagos pelos franqueados, bem como das vendas em restaurantes operados pela empresa. Em 2012, a corporação teve uma receita anual de 27,5 bilhões de dólares e lucros de 5,5 bilhões.[6] De acordo com um relatório de 2012 da BBC, o McDonald's é o segundo maior empregador privado do mundo, atrás apenas do Walmart, com 1,9 milhão de empregados, sendo que 1,5 milhão trabalha para franquias.[7]
O McDonald's vende principalmente hambúrgueres, cheeseburgers, frango, batatas fritas, itens de café, refrigerantes, milk shakes e sobremesas. Em resposta à evolução dos gostos dos consumidores, a empresa ampliou o seu menu para incluir saladas, peixes, wraps, smoothies e frutas.
Características
A maior parte dos restaurantes McDonald's oferece os serviços de balcão e Drive-Thru, com mesas em espaço coberto e algumas vezes ao ar livre. O Drive-Thru, Auto-Mac, ou McDrive como é conhecido em alguns países, frequentemente tem cabines separadas para pedir, pagar e pegar os produtos. Em alguns países os "McDrive" perto de autoestradas não oferecem serviço de balcão ou mesas. Pelo contrário, lugares com alta densidade populacional frequentemente não têm o serviço de Drive-Thru. Também, há alguns restaurantes localizados, a maioria em regiões comerciais, que oferecem o serviço de Walk-Thru no lugar do Drive-Thru.
Restaurantes temáticos também existem, como os restaurantes "Rock-and-Roll McDonald's" 1950 e o restaurante Mc Movie, em Porto Alegre, no Brasil. Alguns McDonald's em áreas suburbanas e certas cidades têm grandes playgrounds fechados ou ao ar livre, chamados "McDonald's PlayPlace ou Playland. Estes foram criados principalmente na década de 1970 e 1980 nos Estados Unidos e mais tarde, internacionalmente.
O modelo de negócio da McDonald's Corporation é um pouco diferente da maioria das outras cadeias de fast-food. Além das taxas normais de franquia, recursos, e porcentagem das vendas, McDonald's também recebe aluguel, parcialmente ligado às vendas. Como uma condição do acordo de franquia, a corporação é dona da propriedade nas quais a maioria das franquias se instalam. No entanto, no Reino Unido, o modelo não é de tanta concorrência como o modelo global, e menos de 30% dos restaurantes são da franquia, sendo assim, a maioria das unidades são de propriedade da companhia.
O McDonald's treina seus franqueados e outros na Hamburger University em Oak Brook, Illinois. De acordo com o Fast Food Nation de Eric Schlosser (2001), cerca de um em cada dez trabalhadores nos Estados Unidos foi - em algum momento - empregado pelo McDonald's. O livro também afirma que o McDonald's é o maior operador privado de playgrounds nos Estados Unidos. Também, o maior comprador de carne bovina, carne de porco, batatas e maçãs do mundo.
Na Índia, os lanches são feitos somente com vegetais, ou com carne de carneiro. Visto que neste país a vaca é considerada um animal sagrado.
Sanduíches
Alguns dos sanduíches mais conhecidos do McDonald's são:
- Big Mac[pic 2]
- McChicken
- Cheddar McMelt
- McFish
- Big Tasty
- Cheeseburger
- Quarteirão com queijo
Presença internacional
[pic 3]
Países com unidades do McDonald's por data de fundação.
O McDonald's tornou-se uma marca emblemática da globalização, por vezes referido como a "McDonaldização" da sociedade. A The Economist usa o "Índice Big Mac": uma comparação do custo de um lanche Big Mac em diferentes moedas ao redor do mundo e que pode ser usada para julgar informalmente a paridade do poder de compra dessas moedas. A Noruega tinha o Big Mac mais caro em todo o mundo em julho de 2011, enquanto o país com o Big Mac mais barato foi a Índia.[13]
...