A Obesidade e Câncer
Por: isa86142156 • 22/5/2017 • Ensaio • 761 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
Obesidade e câncer
Introdução
Segundo o ministério da saúde, obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que causa prejuízos à saúde do indivíduo. Já o INCA o instituto nacional do câncer diz que nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo chama- se câncer.
[pic 2] [pic 3]
Obesidade X câncer
O mecanismo biológico que explica como a obesidade aumenta o risco de desenvolver um câncer pode ser diferente para os variados tipos da doença.
Embora o mecanismo exato ainda não esteja bem esclarecido, acredita-se que o aumento do risco de alguns tumores. A obesidade, é natural que o tecido passe a desenvolver uma certa resistência à insulina, que a gente chama de diabetes tipo 2. O organismo para tentar lidar com essa resistência aumenta a produção de insulina e a insulina passa a agir como fator estimulador de crescimento de células. E essas células podem ser as malignas. A segunda causa é sistêmica. A gordura causa um estado inflamatório sistêmico. A pessoa que tem uma obesidade crônica fica numa situação de inflamação constante, que pode até ser medida no sangue. Segundo publicado no New England Journal of Medicine, uma das publicações científicas mais prestigiadas na área de medicina, revela que estar acima do peso ou obeso aumenta o risco para 13 tipos de câncer. 13 os tipos relacionados a obesidades.
- Bexiga
- Estômago
- Fígado
- Intestino
- Mama
- Medula
- Ovário
- Pâncreas
- Próstata
- Tireoide
- Pele
- Esôfago
- Útero (ovário)
Diagnóstico
Além do check-up tradicional, exames de sangue para verificar o diabetes tipo 2, a tireoide, problemas no fígado e os níveis de colesterol e triglicérides. O médico também irá checar a pressão arterial. Sabendo o tamanho de sua cintura com o Índice de Massa Corpórea (IMC) o médico poderá determinar seu risco de desenvolver outras doenças. Os valores estão passando por uma revisão e variam conforme a etnia, mas nas mulheres esse número não deve passar de 88 centímetros e, nos homens, de 102. Já no câncer, a anamnese e o exame físico são a base do diagnóstico clínico e constituem os elementos orientadores da indicação de exames complementares como biopsia e outros .
[pic 4]
[pic 5]
Tratamento
Sobre orientação médica e, o tratamento será de acordo com o tipo de câncer e uma series de fatores, o tratamento, entre eles variam ou associam-se radioterapia, quimioterapia e até transplantes. A obesidade o controle do IMC, com dieta balanceada, atividades físicas chegando até cirurgia ou procedimentos invasivos, criando homeostase do corpo.
[pic 6] [pic 7] [pic 8]
[pic 9]
Ação da enfermagem
Não só o câncer como a obesidade é um problema de saúde pública para o mundo desenvolvido e também para nações em desenvolvimento e enfermeiros são profissionais chave no processo de prevenção e detecção, assim atuamos na área de risco aprimorando o conhecimento da população a medidas preventivas, além de um profissionalismo intenso no cuidar de quem foi diagnosticado. Embora a situação seja de alarme buscamos ao lado de todos os profissionais da saúde programas que estabeleçam controle desta terrível doença identificamos os fatores de risco para o paciente , fazemos consultas afim de buscar informações de forma direta precisa e coerente evitando desgaste e desistência do tratamento. As medidas adotadas com equipe multiprofissional é norteada também dados passados pelos enfermeiros onde buscamos somar aos conhecimentos e experiências da equipe.
...