A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Por: Alana Sanzio • 30/5/2018 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
1° Semestre
Carga horária total: 52
- Disciplina: Matemática
- CH: 16
Você deve conhecer uma boa revista ou artigo sobre matemática ou livros interessantes que, por exemplo, contem a origem do número zero, o surgimento das probabilidades, ou sobre a própria história da matemática. Compartilhe conosco o nome da revista, artigo ou os nomes dos livros e seus autores, mencionando o porquê você os indicaria para leitura.
Resposta:
Indicaria o livro ‘História da Matemática - Boyer,Carl Benjamin / Merzbach,Uta C.’
Porque o livro é completo para quem deseja conhecer sobre a história da relação da humanidade com números, formas e padrões. O livro conta sobre o último teorema de Fermat e a conjectura de Poincaré, além de avanços recentes em áreas como teoria dos grupos finitos e demonstrações com o auxílio do computador, dentre outros marcos históricos da matemática.
- Disciplina: História da Matemática
- CH: 12
Assim, entendemos que os cursos de Licenciatura em Matemática devem primar por desenvolver um espaço para a discussão, reflexão e estudo dos conceitos aritméticos que privilegiem o desenvolvimento de estratégias para a prática docente, incentivando o estudo da história da Matemática como recurso didático. O que foi possível apreender, a partir da leitura do texto, de interessante para a prática de um futuro profissional docente?
Resposta:
O professor de matemática deve ter a competência técnica, no sentido do conhecimento dos conteúdos matemáticos a serem ensinados, bem como dos recursos metodológicos para apresentá-los aos alunos.
Atualmente a história da matemática vem sendo esquecida em sala de aula, sendo o conhecimento sobre a história da matemática de suma importância para o alunos, pois é através dela que o aluno descobrirá como tudo começou e saber que a matemática é constituída com erros e acertos.
- Disciplina: Informática
- CH: 24
O papel do professor e o uso de tecnologia no ensino de matemática.
Resposta:
Sabemos que muitos alunos têm dificuldades em aprender matemática, por isso às aulas tradicionais devem ser mudadas para que assim despertem o interesse dos alunos e que os envolva para que possam trocar experiências e refletir sobre o estudo da matemática.
Já que hoje em dia a tecnologia esta cada vez mais presente nas nossas vidas, principalmente na vida dos jovens, uma alternativa é utilizar da tecnologia como auxílio no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais interessantes, diferentes e assim despertar o interesse dos alunos em aprender matemática.
...