A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL
Por: anafreitas987 • 3/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 648 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
-A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL-
3°ano E.M.
Alunas: Ana Clara Freitas e Isabella Gomes.
-A chegada dos portugueses resultou no extermínio de muitos povos nativos devido aos conflitos armados, doenças trazidas da Europa e o processo de escravização indígena.
-Além de serem escravizados, os indígenas também foram submetidos à catequização entre os séculos 16 e 18, pelos padres jesuítas vindos de Portugal. E ainda no século 20 predominava a visão de que o índio devia ser civilizado, o que na visão dos portugueses é de que os indígenas se tornassem não-índios, assimilando a cultura ocidental.
-Os irmãos Villas-Boas influenciaram a criação do Parque Indígena do Xingu voltado para a proteção das etnias que ocupavam a região do rio Xingu. Isso foi um marco histórico no Brasil, já que até o momento não havia uma legislação que garantisse os direitos territoriais dos índios.
-Durante a ditadura, após os anos de 1970, houve uma expansão nas atividades produtivas na Amazônia. A construção de estradas como a Transamazônica, hidrelétricas e o desmatamento para a pecuária resultaram na expulsão de comunidades indígenas de suas terras, além de mortes dessa comunidade devido ao contato com doenças.
-O enfraquecimento das instituições e políticas públicas indigenistas: a Funai (Fundação Nacional do Índio) teve cortes de unidades e de funcionários.
-Os professores de Antropologia da USP:
PEDRO CESARINO: “Toda cultura é por definição aculturada, isto é, resultado de um processo contínuo de apropriação de conhecimentos e práticas alheios. Esquece-se assim de que os índios são pessoas reais, dotadas de tradições dinâmicas que, assim como outras tantas, são sempre traduções.”
RENATO SZTUTMAN: “Os índios nos ensinam, entre outras tantas coisas, que é possível coexistir com os não índios sem abrir mão de modos de ser específicos.”
-Presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana.
ANDRÉ BANIWA: Talvez fosse diferente caso os direitos [dos indígenas] na educação, na saúde, fossem, na prática, colocados nas comunidades. Até hoje, o Estatuto dos Povos Indígenas [de 1973] nunca foi transformado, atualizado, apesar desses novos direitos. Há uma resistência muito grande, muito forte dentro do Congresso Nacional, a fazer isso.
-Presidente da Funai:
ANTONIO COSTA: O índio quer universidade, quer ser médico, engenheiro, dentista, enfermeiro, advogado, e temos de dar condições a eles de avançar nesse mercado.
Construção do texto:
-1° parágrafo: Contexto histórico.
Sob os olhares europeus de soberania, na colonização, o povo que na nova terra residia precisava ser civilizado. Os colonizadores fizeram o trabalho sujo do genocídio, mas, nos dias atuais, as pessoas ainda contribuem para que a questão indígena no Brasil ainda se agrave.
-2° parágrafo: Causa e consequência.
Os principais problemas que as comunidades indígenas enfrentam hoje surgiram há anos. Nos dias atuais há problemas como a miséria, o alcoolismo, o suicídio, a violência
...