A REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Por: Nathalia Sthefany Pereira Leal • 15/5/2022 • Resenha • 2.199 Palavras (9 Páginas) • 99 Visualizações
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
TEMA: ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO
NOME: Nathália Sthéfany Pereira Leal MATRÍCULA: 20211024027 TURMA: A
A Constituição da Republica Federativa do Brasil foi promulgada em 05 de Outubro de 1988 também conhecida como “Constituição Cidadã” é considerada um marco na redemocratização do país logo após a ditadura militar. A constituição e assegura o direito a vida, á igualdade, à segurança, á educação, á saúde, á habitação, á liberdade civil e as garantias individuais. A estrutura da constituição é dada em nove títulos sendo eles:
- Título I - Princípios Fundamentais
- Título II - Direitos e Garantias Fundamentais
- Título III - Organização do Estado
- Título IV - Organização dos Poderes
- Título V - Defesa do Estado e das Instituições
- Título VI - Tributação e Orçamento
- Título VII - Ordem Econômica e Financeira
- Título VIII - Ordem Social
- Título IX - Disposições Gerais
Cada titulo tem como função reger o ordenamento jurídico estabelecendo regras que regulamentam e evitam o conflito de interesse entre os grupos da sociedade.
Desde que foi estabelecida a constituição passou por diversas mudanças a fim de se ajustar a sociedade e as necessidades da mesma, essas mudanças no texto da constituição estão previstos por lei e podem ser feitas através de emenda constitucional. No entanto existem clausulas que não podem ser alteradas, são as chamadas “Cláusulas Pétreas” entre elas pode-se citar:
- O Sistema Federativo do Estado;
- O voto direto, secreto, universal e periódico;
- A separação dos poderes;
- Os direitos e as garantias individuais.
A inalteração destas clasulas garante a manutenção do direito.
Este trabalho irá focar na no Artigo 5° da constituição que está englobado no Titulo II – “Direitos e Garantias Fundamentais”
No texto de abertura do Art. 5° que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” o artigo em questão é uma clausula pétrea da constituição, e como citado é uma clausula não pode ser alterada, por isso sua importância.
O Art. 5º faz referência a todos os indivíduos que moram no país. Independentemente do sexo, cor, religião, origem, raça, etnia ou idade. Seja brasileiro nato ou estrangeiros que residam no Brasil. O artigo garante os direitos fundamentais da comunidade brasileira, afim de que todos possam viver da melhor forma possível.
É importante pautar que infelizmente os 78 incisos do artigo que trataremos mostram um Brasil ideal, na pratica nem todos os direitos são assegurados.
Como dito anteriormente o Art. 5° possui 78 incisos, neste trabalho será citado os principais:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
É importante a constituição declarar igualdade entre todos afim de evitar discriminação de gênero, que é algo recorrente na nossa sociedade.
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
Os incisos II e III garantem a liberdade civil e a dignidade.
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
Os incisos VI, VII, VIII assegura a liberdade religiosa total.
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
O inciso IX trata da censura e a proíbe o que é de suma importância se tratando de um país que recentemente possuía um regime de ditadura.
XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; (Vide Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência)
XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; (Vide Lei nº 9.296, de 1996)
Os incisos XI e XII trazer sobre o direito dentro da propriedade e a privacidade nos canais de comunicação.
XXII - é garantido o direito de propriedade;
XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;
XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;
XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;
XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;
Os incisos XXII, XXIII, XXIV, XXV e XXVI tratam do direito a propriedade privada, particular e publica. Além das propriedades sem uso social.
XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;
...