A arte da palavra
Por: mss18 • 13/5/2015 • Dissertação • 442 Palavras (2 Páginas) • 994 Visualizações
O meu leitorado
(Resumo)
No primeiro capitulo do livro A arte da palavra escrito por Gabriel Perissé , o autor informa que toda e qualquer pessoa pode elaborar um texto, pois há em cada uma delas habilidades de escrita, porém ele chama a atenção para o cuidado e relevâncias necessárias que cada escritor deve ter naquilo que escreve. Afinal, é importante compreender qual conteúdo deve ser passado, não se esquecendo da conquista e total entendimento do leitor.
O autor diz que cada escritor deve ter em si uma bagagem literária e antes de qualquer coisa ser um leitor de sua própria obra pois ele é quem acompanhou toda a formação do texto. A recomendação é que o autor deixe o texto de lado por horas, ou até mesmo dias para que quando ele for ler novamente, ele possa fazer as alterações e correções que o texto necessita.
O autor sempre irá escrever para outras pessoas. Sendo elas familiares, amigos, ou até mesmo pessoas desconhecidas, e a tarefa é transformar essas pessoas em leitores fiéis e cheios de expectativas, pois eles esperam que o texto lhes traga um misto de felicidade, surpresa, originalidade, companheirismo e inteligência. Gabriel acredita que o leitor merece ler o que ele possui de mais pessoal, suas convicções, sentimentos, seus sonhos e sua realidade, para que um vínculo possa ser formado e as expectativas possam ser correspondidas, formando assim, o leitorado do autor.
Perissé diz que não há satisfação maior do que ser relido, ou seja, além de intitulá-lo como autor favorito, o leitor lê seu texto por várias e várias vezes, pois a identificação foi tamanha que até as entrelinhas o dizem algo produtivo. É um ato de envolvimento entre o escritor e o leitor.
Gabriel fala de um outro nível de leitura, que acontece quando o leitor se identifica com o que lê, sente afinidade. Ele se sente satisfeito por ter encontrado um texto que expressa aquilo que ele sempre quis dizer, e por ter encontrado no autor e no texto aquilo que gostaria de ser e quem ele gostaria de se tornar. Como exemplo dessa identificação, Perissé menciona Guimarães Rosa, Chesterton e tantos outros grandes nomes da literatura que influenciaram de maneira positiva para sua formação.
Nas considerações finais do capítulo Gabriel expõe ao escritor que o leitor não quer ver apenas palavras, ele quer ver sentidos que o fazem abrir a sua mente antes obscurecida, ele quer ver algo concreto de seu relacionamento entre leitor e escritor, é ver-se no texto.
Referência Bibliográfica
PERISSÉ, Gabriel. Meu leitorado. In:___________. A arte da palavra: como criar um estilo pessoal na comunicação escrita 1. ed. São Paulo, 2003 , p.1-24.
...