ATPS-LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS
Ensaios: ATPS-LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: letiramos21 • 18/11/2013 • 3.672 Palavras (15 Páginas) • 530 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
LETÍCIA FERNANDES BARBOSA – RA 6376215384
MARIA APARECIDA DE AMORIM – RA 6580304810
MARYSLEIDE DUARTE DE CAMARGO – RA 7117492335
WSLENY COSTA – RA 6791389355
ANÁPOLIS/GOIÁS
2013
LETÍCIA FERNANDES BARBOSA – RA 6376215384
MARIA APARECIDA DE AMORIM – RA 6580304810
MARYSLEIDE DUARTE DE CAMARGO – RA 7117492335
WSLENY COSTA – RA 6791389355
Professor tutor presencial: Ana Carolina de Oliveira Cardoso
Professor tutor a distância: Fernanda Tamborini Tranconi
Atividade Pratica Supervisionada apresentada como requisito pra a disciplina: Leitura e Produção de texto da Universidade Anhanguera Uniderp, sob orientação da Profa. Tutora EAD Fernanda Tamborini Tranconi.
ANÁPOLIS/GOIÁS
2013
1. Introdução
A construção de sentidos se dá por meio da leitura e decorre da interação emissor/receptor. Considerando as vivências culturais já trazidas pelo leitor são de fundamental importância para que a leitura seja feita de forma eficaz e para que se consiga compreender melhor um texto, uma vez que o conhecimento já adquirido e o conhecimento do texto são utilizados para que se faça a interpretação do texto que está sendo lido.
Por meio do entendimento do leitor que é feito o trabalho de compreensão e interpretação de texto e seguindo pelo conhecimento dos objetivos e do entendimento sobre o assunto, a linguagem, a concepção de leitura entende-se que o texto é invenção do pensamento do autor, sendo este valorizado como esqueleto, o léxico, o código a ser decodificado pelo leitor.
Para que se possa compreender o texto que está sendo lido, faz-se necessário que o leitor elabore uma interpretação, uma leitura e uma compreensão, feita por meio da leitura que por ele está sendo aprendida. Possibilitar ao leitor a captação do que não está escrito no texto, realizando suposições se baseando nas pistas que o autor do texto forneceu, ou em conhecimento prévio pelo leitor.
Ao destacarmos sobre os tipos textuais, sabe-se que esta classificação está relacionada com a natureza linguística expressa pelos mesmos. Podem ser classificados da seguinte maneira: narrativos, descritivos e dissertativos.
O novo acordo ortográfico foi criado para unificar a grafia em países que utilizam a língua portuguesa como língua padrão. O mesmo entrou em vigor em 2009 e desde lá foi dado aos países 4 anos para se adaptarem ao novo acordo e desde janeiro de 2013 faz-se necessário utilizar a grafia correta.
2. Leitura e produção de textos desenvolvidos na sociedade
Com esse trabalho temos o objetivo de refletir sobre concepção de leitura, estratégias de leitura, e leitura e a produção de sentidos. O hábito da leitura deve ser incentivado desde que nós aprendemos a ler.
As concepções de leitura variam de acordo com a visão do sujeito, de língua, de texto e de sentido. Cabe ao leitor captar a mensagem que o autor deseja passar, ou seja o leitor tem função passiva pois o sentindo do texto está centralizado no autor.
Para Koch (2002), esta concepção de leitura corresponde ao sujeito psicológico, individual, dono de suas vontades e de suas ações. Nessa concepção o texto é visto como um produto.
A leitura pode ser entendida como atividade de captação das ideias do autor, sem considerar as experiências e os conhecimentos do leitor. Tem como foco o autor e suas intenções, e o sentido está centralizado no autor.
Realizar a leitura de um texto exige do leitor bem mais que um conhecimento do código linguístico, pois o texto não é apenas um simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.
A leitura é um processo onde o leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos e de seu conhecimento sobre o assunto. A leitura em sua concepção tem como objetivo a aproximação das pessoas com o livros e com isso ampliamos a nossa capacidade de manifestar sentimentos e opiniões.
Com relação às estratégias de leitura a mesma pode ser entendida como os procedimentos de ensino, o que é necessário fazer para que determinado texto possa ser compreendido. De acordo com essa concepção o foco é o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção do sentido.
Muitos percebem a leitura como decodificação. Essa concepção dá lugar a leituras dispensáveis, pois nada modifica a visão de mundo do aluno.
Além da decodificação é necessário ensinar a compreensão, a apreciação do texto, a relação do leitor com o texto. Assim faz-se necessário utilizar de metodologias que possibilitem aos alunos a capacidade de desenvolverem diferentes capacidades de leitura.
Entre os objetivos que norteiam o modo de leitura do leitor, estão ler em um maior ou menor tempo determinada informação, com mais ou menos atenção, com menos ou mais interação. Para tanto o leitor deverá ser capaz de compreender e interpretar textos que estão circulando na sociedade, percebendo suas diferentes dimensões, sabendo diferenciar o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
Com relação à leitura e a produção de sentidos pode-se entender como a compreensão e a interpretação que o leitor realiza em cima de um texto escrito, uma imagem ou uma propaganda e é pelo gênero textual que conseguimos relacionar o sentido do texto.
Através da leitura abrem-se portas para a aprendizagem de novos conhecimentos. Desde a infância realizamos o desenvolvimento da mente através da leitura, isto se realizando
...