Análise Ambiental da Ufam
Por: bruliveira • 13/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 533 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
Análise ambiental da Ufam
A Universidade Federal do Amazonas é no município o principal local em se tratando de reserva de área verde. É a principal “área ambiental” quando se refere à ambiente como um local de preservação de plantas e animais em seu habitat natural. Ainda assim, apresenta diversos contrapontos em relação à análise detalhada do contexto de Meio Ambiente e do ponto de vista da Engenharia Ambiental, onde se leva em consideração o todo e não algo específico.
A organização do espaço na universidade é de certo modo aleatória. É assim, pois quando se precisa de um novo prédio, constrói-se em algum lugar perto de onde ficam suas devidas instituições, mas o mesmo espaço físico cresce de acordo com a necessidade, e não com um prévio planejamento de que se necessitaria dele no futuro.
Sendo assim, ocorre de certas áreas não suportarem a demanda, sendo que esta foi pensada há certo tempo, e mudou muito (e continua mudando) com o passar do mesmo. Têm-se diversas características na UFAM.
Pontos positivos:
- É a maior área de preservação ambiental dentro do município de Manaus
- Possui um campus grande e uma imensa estrutura para atender uma enorme quantidade de cursos, com suficiente material necessário para as salas, como carteiras, mesas, quadros e outros.
- A área verde integrada com o meio físico construído transmite uma sensação de relaxamento, tranqüilidade e age no psicológico da pessoa, quebrando a visão da cidade em si, onde só se olha “cinza” por todos os lados.
Apesar disso, o espaço da universidade e outras características ambientais que acabam acontecendo em decorrência do mesmo, mostra que se precisa pensar e melhorar muitos aspectos da mesma.
Pontos negativos:
- Os estacionamentos são desorganizados e confusos por não suportarem a demanda de carros que lhes é exigida com o surgimento de novos cursos e o aumento do número de estudantes em decorrência disso, tornando-se uma organização espacial aleatória.
- Os banheiros apresentam problemas de lixo, sujeira e mau uso, que pode vir a transmitir doenças e outros para os estudantes, técnicos, professores e outras pessoas que freqüentam/trabalham na universidade
- Os restaurantes estão sempre repletos de animais perto das pessoas que estão fazendo a sua refeição, causando uma má impressão, podendo vir a transmitir doenças e contribuindo de forma negativa também esteticamente para o ambiente.
- Existem muitas salas de aula com materiais mal cuidados, desperdiçados e outros, por conta do uso incorreto do mesmo e pela ausência de pensamento “ambiental” em reaproveitar tudo que for possível em outras funções, se o objeto já não está servindo para o objetivo inicial, como carteiras, quadros e outros.
- Existe muita poluição na universidade. Copos, papéis, resíduos e outros podem ser vistos no chão de qualquer ambiente dentro da instituição, causando um impacto estético negativo.
- Nas áreas onde existe a integração do espaço físico construído com o natural, como nas trilhas para as diferentes unidades, existe também lixo jogado dentro da mata (área verde) que mostra uma falta de consciência ambiental e acaba poluindo, podendo prejudicar plantas e animais que por ali passam.
Essas características mostram que a UFAM necessita que os freqüentadores tomem cuidados com a instituição. A área verde é parte importante do cotidiano de qualquer cidadão, e melhora muito a qualidade vida da população.
...