Analise pedagogica
Por: Kerster Araujo • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.807 Palavras (12 Páginas) • 265 Visualizações
Iolanda Giappichini Cruvinel
Nayara Rodrigues Silva
Patrícia Melo
Simone Ferreira dos Santos
PROJETO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
Mundo Mágico
Mineiros-Goiás
2015
Centro Universitário de Mineiros - Unifimes
PROJETO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
Mundo Mágico
Projeto Institucional apresentado ao curso de Pedagogia Parcela II. Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil sob orientação da professora: Lara Cristina Paiva Dias
Mineiros-Goiás
2015
´´O conhecimento se dá num processo continuo.´´
(Jean Piaget, 1993)
Sumário
I – Introdução
II - Ambiente Interno
III – Ambiente Institucional
IV – Formação Coletivo Institucional
V – Espaço para a Formação Continuada
VI – Acessibilidade dos Materiais
VII - Segurança do Espaço e dos Materiais
VIII – Critérios para Formação de Grupos de Crianças
IX – Organização do Tempo
X – Ambiente de Cuidado
XI – Projetos Escolares
XII – A proposta Curricular
XIII – Avaliação
XIV – Conclusão
XV – Referências Bibliográficas
I – Introdução
Do ponto de vista do desenvolvimento infantil a brincadeira trás vantagens sociais, cognitivas e afetivas, pois quando brincam ao mesmo tempo em que desenvolvem sua imaginação, as crianças podem construir relações reais entre elas e elaborar regras de organização e convivência. Assim quando brinca de ser outro (mãe, pai, bebê), de imitar e representar diferentes papéis sociais (motorista, padeiro, professor, médico), a criança internaliza valores culturais que contribuem para o desenvolvimento da sua identidade de grupo, no plano simbólico expressa e reelabora emoções que viveu nas relações pessoais e situações que causaram alegria e tristeza, satisfação ou desconforto, raiva, ciúmes.
Ao brincar, a criança se constitui criança, ao mesmo tempo em que organiza o pensamento, aprende a antecipar ações, a planejar, tomar decisões, agir coletivamente, criar e respeitar regras, controlando a sua impulsividade, e a encontrar soluções para problemas que são impostos pela brincadeira que quer vivenciar.
A imaginação, a fantasia, a magia e a representação elevam a condição da criança para atuar. Diante disso estamos propondo um trabalho para a pré-escola Mundo Mágico, voltado ao educar brincando, para que sejam criados contextos lúdicos e desafiadores onde as crianças possam brincar, criar, imaginar, e interagir com os colegas e educadores, desenvolvendo e ampliando as suas potencialidades.
Objetivos
Objetivo Geral
Inserir a criança na construção do conhecimento, envolvendo diversas áreas do saber, reconhecimento a individualidade de cada uma, valorizando ainda a socialização, desenvolvendo habilidades e capacidade de aprendizagens para, a vida, em grupos, na escola, na sociedade e em família. Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral, e escrita) ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, Desenvolver uma imagem positiva de si, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. Descobrir e conhecer seu próprio corpo, valorizando hábitos e cuidados com a própria saúde e bem estar.
Objetivos Específicos
- Possibilitar o diálogo aberto, a curiosidade, a indagação a reflexão, a vivência e a experiência, estimular o conhecer, o fazer e o conviver.
- Compreender a cidadania como participação social e política. Ofertar exercícios de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia com atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e a si mesmo.
- Conhecer características fundamentais do Brasil, de nosso estado, Goiás, nas dimensões sociais, materiais e culturais, na construção de noção de identidade nacional pessoal e o sentimento de pertencer ao Brasil.
- Conhecer a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando contra qualquer discriminação cultural de classe, de crenças, de sexo, de etnia ou outras caraterísticas individuais e sociais.
II - Ambiente Interno
O horário estabelecido pela escola será de 3 horas semanais, sendo 4 horas aulas por dia e o contra turno 2 horas no horário vespertino.
III – Ambiente Institucional
Nesse ambiente serão consideradas as diversidades, culturais, respeito, cooperação entre funcionários e as família, respeito ás diferenças, explicitação de problemas, complementação, negociação e procura de solução e acordos devem ser a base das relações entre os adultos.
O ambiente precisa ter forte componente objetivo. O clima institucional deve proporcionar para as crianças, segurança, tranquilidade e alegria. Adultos que saibam escutar r com afeto atendam a elas. As crianças precisam ser respeitadas em suas diferenças individuai, e esses profissionais estarem aptos à atende-las em seus conflitos, guiando nessas descobertas para o novo.
...