Atps Leitura E Produção De Texto
Trabalho Escolar: Atps Leitura E Produção De Texto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dcdesigner • 5/11/2014 • 3.314 Palavras (14 Páginas) • 401 Visualizações
1. Introdução
Atualmente, a leitura torna-se mais presente dentro e fora da escola. Faz parte do nosso dia a dia. É uma exigência da sociedade.
A leitura é o caminho para a descoberta de novos conhecimentos e exige foco do leitor ao texto.
Existem três concepções de leitura: o foco no autor, o foco no texto e a interação autor-texto-leitor.
Além das concepções de leitura, temos também as estratégias de leitura que nos da à possibilidade de obter, avaliar e utilizar a informação que contem o texto há estratégias de seleção, de antecipação, de inferência e de verificação.
Um texto não possui significado próprio. É preciso compreender o que um determinado texto representa.
Dar significado ao texto vai muito além de simplesmente entender o que o autor diz. Compreender o que se diz por traz de um texto, é tarefa que exige alguns conhecimentos do leitor. Para que objetivo seja alcançado, deve haver uma interação leitor x texto x autor.
O leitor, quando entra em contato com o texto produzido, deve estar atento à ideia do autor, pois só assim ele será capaz de compreender o texto e sua leitura será mais produtiva e prazerosa.
Os Gêneros textuais são as estruturas que formam os textos. Eles podem ser orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois sempre se mantêm muito parecidas e com características comuns, atingindo assim, intenções comunicativas semelhantes que ocorrem em situações específicas.
Gêneros Textuais são diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.
Sempre que falamos, o fazemos por meio de textos. E cada texto realiza um gênero textual. Cada produção textual, seja oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais é que determinam o gênero adequado.
Pode–se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo de organização das atividades sociocomunicativas do dia a dia.
2. Desenvolvimento
LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
A importância da leitura na nossa vida, a necessidade de se cultivar o hábito da leitura entre crianças e jovens e o papel da escola na formação de leitores competentes, são questões muitos discutidas, onde se destacam: O que é ler? Para que ler? Como ler?
Essas perguntas poderão ser respondidas de diversas maneiras.
Língua como representação do pensamento: neste sentido, a leitura é como uma atividade de captação das ideias do autor, não levando em conta, as experiências e os conhecimentos do leitor.
Língua como estrutura ou como código: nesta concepção, o texto é visto como produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelos ouvintes, bastando a este, o conhecimento do código utilizado.
Língua como interação autor-texto-leitor: os sujeitos são vistos como autores, construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos os textos.
Nessa perspectiva, o leitor exerce uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do autor, e exige do leitor muito mais conhecimento do código linguístico.
Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler.
A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal.
O hábito de leitura é uma prática de extrema importância para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.
O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.
A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto para satisfazer um propósito ou uma finalidade. Podemos ler para preencher um momento de lazer ou até mesmo para realizar uma atividade.
Pesquisas realizadas apontam que a leitura não é utilizada como se deveria, ou seja, não lemos o bastante.
No ensino fundamental a leitura e a escrita aparecem como objetivos prioritários.
Nas escolas, no ensino inicial da leitura, são necessários esforços pra iniciar os pequenos nos segredos do código a partir de diversas abordagens.
É na infância que desenvolvemos a mente através da leitura, lendo desde gibis a livros de histórias infantis. Ler não significa somente identificar as palavras, mas também fazê-lo ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e aproveitar o que for relevante.
A leitura é um processo no qual o leitor desempenha um papel ativo através da mobilização de seus conhecimentos. Por essa razão, é de suma importância proporcionar aos alunos atividades que possibilitem torná-los ciente do seu papel ativo na leitura e construção de sentido.
As estratégias de leitura são formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão das informações de um texto.
Algumas pessoas encontram dificuldades para ler, pois acham cansativo, monótono e difícil. Isso acontece porque, na maioria das vezes, o indivíduo ainda não encontrou um meio estratégico para ler de uma maneira mais fácil.
Então, vejamos algumas táticas de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo à leitura:
Leitura em voz alta: a concentração é mais fácil, porque a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos pessoais ao assunto tratado no texto.
Exposição de pensamentos: é quando o leitor expõe o que está pensando a respeito do que lê. Isso desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que ela perceba.
Identificação dos pontos chaves: o leitor identifica os pontos mais importantes da narrativa: os verbos, as personagens, as características e qualidades principais. Qual o objetivo do texto? E para qual tipo de leitor? Qual o posicionamento do autor? Perguntas como estas são feitas e respondidas pelo próprio leitor depois de analisadas novamente no texto.
Representação visual dos acontecimentos – à medida que lê, o indivíduo reproduz mentalmente os fatos.
...