Brexit – A saída do Reino Unido da União Europeia
Por: Ana Mattos • 15/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 1.007 Visualizações
Brexit – A saída do Reino Unido da
União Europeia
Introdução:
A União Europeia
Antes de falarmos um pouco sobre a saída do Reino Unido na União Europeia, devemos discutir um pouco sobre a UE. Quando foi criada, países integrantes, seus objetivos.
Motivos para a saída do Reino Unido na União Europeia
-Imigração
-Rendimento
Consequências possíveis da saída do Reino Unido na União Europeia
Consequências para ambos.
Brexit
- O termo “brexit”;
- Como foi a votação.
Conclusão
Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/reino-unido-decide-deixar-uniao-europeia-em-referendo.html
http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/06/como-brexit-afetaria-economia-veja-perguntas-e-respostas.html
A União Europeia
A União Europeia é uma associação política e econômica formada por 27 países atualmente. Antes da saída do Reino Unido, eram 28. Abrangem a maioria dos países europeus.
Foi criada após a Segunda Guerra Mundial em 1957 com o objetivo de integrar politicamente e economicamente a Europa e evitar novas guerras e conflitos. As duas guerras mundiais já ocorridas no mundo, por exemplo.
Esta associação, veio ao longo dos anos realizando diversos mecanismos de integração. Em 1999, adotou uma moeda única, o euro, com exceção do Reino Unido. As vantagens de uma moeda única são infinitas, facilitação do comércio, ou seja, mais segurança e oportunidades para as empresas e mercados.
Um dos seus maiores pontos atualmente, é promover os direitos humanos
Um dos principais objetivos da UE é promover os direitos humanos, tanto a nível interno como no resto do mundo. Dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos são os valores fundamentais da UE. Desde a assinatura do Tratado de Lisboa em 2009, todos esses direitos estão consagrados num único documento, a Carta dos Direitos Fundamentais da UE. As instituições europeias, assim como os países da UE, têm a obrigação legal de respeitá-los sempre que apliquem a legislação europeia.
[pic 1]
Motivos para a saída do Reino Unido na União Europeia
O principal motivo seria a imigração, por que?
Os países que participam da União Europeia possuem um visto único, como assim? Se você conseguir o visto “da União Europeia”, você pode entrar em qualquer país que faça parte do bloco.
O Reino Unido estava recebendo muitos imigrantes, mas não podiam controlar o número de entradas. Não iriam conseguir sustentar todas essas pessoas. Os cidadãos ingleses estavam com seus empregos ameaçados e se sentiam vulneráveis após tantas crises econômicas mundiais.
Outro motivo muito importante que estava sendo muito usado pelos os que queriam sair da União Europeia, antes de irem as urnas, é que o Reino Unido beneficiava mais a União Europeia do que ganhava benefício.
A soma da contribuição britânica com a UE é maior do que os gastos do bloco com o Reino Unido. Segundo dados da própria União Europeia, em 2014 o Reino Unido contribuiu com € 11,3 milhões à UE, o que corresponde a 0,52% de seu rendimento nacional bruto. Em contrapartida, as despesas do bloco com o país foram de € 6,9 milhões, ou 0,32% do rendimento bruto. Observe o gráfico abaixo:
[pic 2]
Consequências possíveis da saída do Reino Unido na União Europeia
A saída do Reino Unido da UE está deixando o mundo preocupado, agitado. A economia do Reino Unido é uma das maiores do mundo e muitos países dependem dela. O bloco econômico e político europeu vai ser visto como “fraco”, vai se tornar menos atraente aos olhos do mundo.
A moeda inglesa, a libra, pode diminuir o valor, possíveis desempregos, redução da produção econômica e a vida dos imigrantes que moram lá, pode se tornar muito complicada e difícil. E pode prejudicar o comercio pois, quando fazia parte do bloco, havia livre circulação entre os países integrantes.
...