CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
Por: cleide15silva • 21/1/2022 • Trabalho acadêmico • 789 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
em letras
LUCicleide evangelista silva
“A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA”
[pic 3]
SÃO JOÃO DO PARAÍSO
2014
LUCicleide evangelista silva
“A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA”
Trabalho de letras, apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, nas disciplinas de sociedade educação e cultura, educação inclusiva e libras
RA: ead01484650
Orientador: Prof: Raquel Franco Ferronato, Giane Albiazette, Sandra Veodato
São João Do Paraíso
2014
SUMARIO
1-Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------------4
2-Desenvolvimento--------------------------------------------------------------------------------------5
3-Conclusão ----------------------------------------------------------------------------------------------7
4-Bibliografia ---------------------------------------------------------------------------------------------8
1-INTRODUÇÃO
O presente texto relata os debates atuais sobre as práticas de ensino inclusivas; traz reflexões do campo educativo, o conceito de necessidades educativas com o destaque de que a escola adapte-se a diversidade de seus alunos. Tal proposta dá êxito às considerações do desenvolvimento do professor para que atue com um currículo aberto a diversidade do aluno.
É muito difícil avançar no sentido das escolas inclusivas se os professores em seu conjunto não adquirirem uma formação competente para ensinar a todos, essa devida formação defende a flexibilidade, a busca conjunta de soluções e a elaboração de políticas com iniciativas de transformação das escolas, para se ajustarem aos princípios inclusivos de educação.
2-DESENVOLVIMENTO
A escola, e de maneira geral todos os agentes sociais educativos procuram garantir aos alunos o acesso aos conteúdos culturais, desenvolvendo-os como pessoas independentes, criticas e capazes de estabelecer controle e planejamento de interação afetiva e social com os outros.
A educação inclusiva, por sua vez, criada em 1994 propõe mudanças no contexto político, social e educacional para que reconheçam e valorizem as diferenças sem discriminar os alunos com necessidades especiais, essa metodologia da educação traz o objetivo de integrar alunos com algum tipo de deficiência e comprovar que esse tipo de ensino é benéfico para os tais em determinadas dimensões (aprendizado, desenvolvimento cognitivo e social, auto-estima e personalidade).
Falar de uma cultura inclusiva nos leva imediatamente para valorização da diversidade, observando ritmo de cada um, afim de ser oferecido condições favoráveis de aprendizagem. O uso da inclusão no dia a dia leva as crianças e adolescente a conviver e aprender com as diferenças adquirindo experiências que fortalece e dão suporte necessário para enfrentar o preconceito e a discriminação.
O projeto de reforma para obter escolas mais inclusivas exige profundas mudanças que são essenciais como condições de acessibilidade física, recursos para auxiliar a mobilidade, materiais pedagógicos adequados e deve contar também com serviços complementares como saúde e assistência social, além disso é fundamental a participação das famílias, que são os primeiros educadores e que precisam fazer compromisso com a inclusão ensinando ao seus filhos a importância do respeito às diversidades e da sua constante cooperação no desenvolvimento de alunos com necessidades educativas especiais.
A formação de profissionais da educação tem uma estreita relação com os desafios da inclusão onde o sistema de ensino deve estar comprometido e assegurar que os mesmos estejam aptos a elaborar e implantar propostas e pratica de ensino para corresponder a diversidade de seus alunos. O trabalho do professor em sala de aula deve partir da compreensão de como os alunos aprendem e qual é a melhor forma de ensinar, assim sua aceitação mostrará aos alunos NEE (necessidade educativas especiais) que a escola é muito mais que um mero espaço de socialização, levando em conta os conhecimentos prévios à atividade mental construtiva e a motivação para aprender, fatores que está envolvidas no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.
...