COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR PASSO FUNDO
Por: chrisenobrasil • 26/3/2021 • Resenha • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR
PASSO FUNDO
Resenha crítica do livro:
“Til”
Aluno(a): Chris Willes Bittencourt
Ano/turma: 2° ano/203
Disciplina: Literatura
Professora: Vanessa França
Passo Fundo, maio de 2020.
- Sumário:
- Ficha Técnica
1. FICHA TÉCNICA
Autor: José de Alencar
Editora: L&PM
Categoria: Literatura clássica brasileira, Romance
Edição: Março de 2012
Idioma: Português
Número de páginas: 240
Narração: 3ª pessoa
Espaço: Campinas, interior paulista
Tempo: Cronológico e psicológico.
2. RESUMO
Til, nome do livro dado ao apelido de Berta que recebera através de Brás pois como ela a única que conseguia lhe ensinar e estavam no til do alfabeto achou como um apelido carinhoso.
Tem como protagonista a personagem Berta que foi criada por Nhá Tudinha, tendo sida adotada ainda bebê, após sua mãe Besita ter sido estrangulada por seu próprio marido (Ribeiro) ao saber da gravidez que na verdade não era dele, e sim de Luís Galvão. Após Ribeiro passar anos em Portugal, volta com intensão de vingança contra Luís Galvão e com seu nome mudado para Barroso paga um matador de Aluguel (Jão Fera). Entretanto, Jão Fera após Berta ter desconfiado de uma emboscada que ele havia armado para Luís Galvão e ter ido ao encontro dele, teve uma longa conversa com ela resolvendo não cometer o assassinato, mas Jão fica em devendo a Barroso, precisando de cinquenta réis para quitar sua dívida
Logo, Barroso decide matar com suas próprias mãos, conseguindo provocar um incêndio no canavial da fazenda Palmas (que era propriedade de Luís Galvão) no intuito de conseguir dois objetivos, matar o fazendeiro e casar-se com sua esposa Dona Ermelinda para assim, poder ser o Senhor da fazenda. Jão Fera consegue a tempo salvar Luís Galvão das agressões do capanga de Barroso e matando o mesmo, logo estragando com o plano.
Jão Fera havia como plano ele mesmo matar Luís Galvão como uma vingança antiga por ter abandonado Besita e Berta com o propósito de riqueza e luxúria e ficado com Ermelinda; após essa série de acontecimentos, Barroso foge e Jão se entrega as autoridades logo sendo preso. Assim Barroso volta com o intuito de matar Berta mas Jão Fera consegue escapar da prisão e assassina Barroso ( Ribeiro) e entrega-se novamente a polícia.
Luís Galvão resolve contar a sua esposa sobre Berta ser sua filha e Ermelinda diz para colocar a filha na família, a mesma se recusa e prefere ficar junto de Jão Fera, pois foi quem lhe cuidou desde a morte da mãe e pede que a herança seja deixada para Miguel (namorado de Linda que era amiga de Berta) que logo seria genro de Luís Galvão.
Besita, a moça mais linda da cidade, vivia junto de Luís Galvão, de seu pai e Jão Fera (que era um homem apaixonado por ela mas temia que o amor não fosse recíproco); Jão percebendo que nunca seria correspondido abre espaço para Luís que tinha a intenção de apenas aproveitar e curtir com Besita e ela por sua vez decide se casar com Ribeiro que logo após o casamento some, quando fica sabendo do retorno de seu marido e quando chega pela noite, entrega-se aos aconchegos dados, entretanto descobre que não era o marido e sim, Luís Galvão, Jão irado decide matar o antigo amigo mas é impedido por Besita que logo dá a luz a uma menina. Luís logo casa-se com Dona Ermelinda e,Ribeiro fica sabendo da traição e estrangula a própria esposa. Como Jão consegue salvar a filha de Besita, Berta, Ribeiro decide fugir.
...