COMANDOS PNEUMÁTICOS
Tese: COMANDOS PNEUMÁTICOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: abaca • 9/4/2014 • Tese • 517 Palavras (3 Páginas) • 425 Visualizações
COMANDOS PNEUMÁTICOS
11. ESQUEMAS BÁSICOS
11.1 Comando de um cilindro de ação simples
Exercício 1:
A haste de um cilindro de ação simples deve avançar ao ser acionado um botão. Ao ser solto o botão, a haste deverá retornar à posição inicial.
Solução:
Para realizar este comando é necessário uma válvula de 3/2 vias normalmente tecnacia. acionar a válvula, o ar comprimido passa de P para A e o orifício R fica bloqueado; a haste do cilindro avança. Na liberação do botão, e por efeito da mola, este volta à posição de repouso, bloqueando a pressão e dando exaustão de A para R. A haste do cilindro retorna.
11.2 Comando de um cilindro de ação dupla
Exercício 2:
A haste de um cilindro de ação dupla deve avançar ou recuar conforme o acionamento da válvula.
Solução:
Este comando de cilindro pode ser realizado por uma válvula de 5/2 vias ou 4/2 vias. A passagem de P para B e de A para R na válvula de 4/2 vias mantém o cilindro com a haste recuada. Ao acionar o botão da válvula, se estabelece a passagem de P para A e de 8 para R. A haste do cilindro avança. Ao soltar o botão, a mola de reposição recoloca a válvula em sua posição normal. A haste do cilindro retorna à sua posição. Caso seja utilizada uma válvula de 5/2 vias o escape é feito por R ou S. Com a colocação de válvulas reguladoras de fluxo nestes escapes, podem ser controladas as velocidades de avanço e retorno do cilindro.
11.3 Comando com válvula alternadora
Exercício 3:
A haste de um cilindro de ação simples deve avançar a partir de dois pontos distintos.
Solução:
Ao ser acionada a válvula 1 .2 o ar comprimido circula de P para A, e na válvula alternadora de X para A e vai para a câmara do cilindro, O mesmo ocorre quando se aciona a válvula 1 .4. Na ausência da válvula alternadora, no circuito acima ao acionar-se 1 .2 ou 1 .4, o ar sairia pelo escape da outra válvula não acionada.
11.4 Regulagem da velocidade em cilindro de ação simples
Exercício 4a:
A velocidade do êmbolo de um cilindro de ação simples deve ser regulada para o curso de avanço.
Solução:
No caso do cilindro de ação simples, a velocidade somente pode ser controlada através da entrada do ar na câmara traseira.
Exercício 4b :
A velocidade do êmbolo de um cilindro de ação simples deve ser regulada para o curso de retorno.
Solução:
Neste caso o ajuste da velocidade só pode ser efetuado através do controle do ar de escape do cilindro.
Exercício4c:
...