Contexto Histórico E Cultural Do Humanismo
Artigo: Contexto Histórico E Cultural Do Humanismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: odenir99 • 16/2/2015 • 627 Palavras (3 Páginas) • 4.860 Visualizações
Contexto Histórico e Cultural do Humanismo
Inicia no final da Idade Média e início da Moderna, ou seja, parte do século XV e início do XVI.
Como surgiu o Humanismo?
Segundo Massaud, o Humanismo iniciou-se em 1418/1434, época que Fernão Lopes foi nomeado Guarda-Mor da Torre (local onde se guardavam os documentos oficiais) e término em 1527, quando Francisco de Sá de Miranda inicia o Renascimento em Portugal.
O Humanismo foi um movimento filosófico surgido dentro das transformações culturais, políticas, sociais, religiosas e econômicas, em que o homem é considerado como o centro do universo. Enquanto no Trovadorismo Deus era o centro de tudo (teocentrismo), no Humanismo o homem passa a ser o centro de interesse da cultura (antropocentrismo).Ou seja, o Homem era capaz de refletir e discernir seus caminhos, cultivar terras, possuir comércios e criar suas próprias políticas de convívio.
O Humanismo marca um período cheio de transformações e descobertas. Nesse momento, temos os surgimentos de novas atividades econômicas que aos poucos foram sendo responsáveis pela crise do sistema feudal, dando inicio à novas atividades. É o chamado "Mercantilismo". A economia de subsistência vai sendo substituída pelas primeiras atividades comerciais. É o período que surge as cidades (Burgos) e com ela uma nova classe social, a Burguesia.
Manifestações
As manifestações da época foram
• Historiografia;
• Poesia palaciana
• Teatro de Gil Vicente;
O Teatro foi a manifestação literária onde ficavam mais claras as características desse período.
Gil Vicente foi o nome que mais se destacou, ele escreveu mais de 40 peças.
Algumas obras de Gil Vicente:
Copiladas em 1562 por seu filho Luis Vicente:
• Autos pastoris: Auto pastoril português e auto pastoril da serra da estrela;
• Autos de moralidade: Auto da barca do inferno, Auto da barca do purgatório e Auto da Barca da Glória, Auto da Lusitânia;
• Farça de Inês Pereira, O velho da horta, Quem tem farelos.
Algumas características do teatro Vicentino:
"Segundo António José Saraiva, o enorme sucesso das obras dramáticas de Gil Vicente vem da sua extraordinária vivacidade mimética e do talento para criar aquilo que é especificamente dramático: situações e personagens. Duas grandes forças atuam no teatro vicentino: a paródia (nem sempre satírica), para fazer rir, de vários tipos sociais, em geral estereotipados; e a preocupação didático-religiosa, que se destina a transmitir a doutrina da Igreja Católica, especialmente o mistério da Encarnação e a luta entre o Bem e o Mal. Esses personagens e essas forças estão unidos no Auto da Barca do Inferno." (Pedagogia&Comunicação,pg 3)
Entre as principais ideias humanistas estavam:
• retomada
...