DIRIETO DO CONSUMIDOR
Artigos Científicos: DIRIETO DO CONSUMIDOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zorzimm • 16/11/2014 • 376 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito do Consumidor
Atividade Colaborativa
NOME FELIPE MORAES ZORZIM
RA 2400004782
Atividade Colaborativa: DIREITO DO CONSUMIDOR
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito do Consumidor
Atividade Colaborativa
Atividade Colaborativa: DIREITO DO CONSUMIDOR
Trabalho desenvolvido na disciplina Direito do Consumidor apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (MARIBEL GONZALEZ SANTIAGO).
Anhanguera Educacional
2014
1ª) Transcrição da ementa escolhida para ser comentada, sem limite de linhas;
Civil. Processo civil. Agravo no recurso especial. Ação revisional de contrato de financiamento. Disposições de ofício. Comissão de permanência. - Resta firmado no STJ o entendimento acerca da impossibilidade de revisão de ofício de cláusulas consideradas abusivas em contratos que regulem uma relação de consumo. Ressalva pessoal. - Nos termos da jurisprudência do STJ, não se aplica a limitação da taxa de juros remuneratórios em 12% ao ano aos contratos bancários não abrangidos por legislação específica quanto ao ponto. Agravo não provido.
(STJ - AgRg no REsp: 992212 RS 2007/0229186-3, Relator: Ministra NANCY ANDRIGHI, Data de Julgamento: 05/03/2008, T3 - TERCEIRA TURMA, Data de Publicação: DJ 17.03.2008 p. 1)
2ª) Os comentários elaborados, em no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25
(vinte e cinco) linhas.
Quando se fala de contrato de financiamento, podemos dizer que já se espera problemas, ainda mais quando é contrato financeiros encontramos nesse tipo de contrato muitos abusos por parte da contratada, diante da jurisprudência do STJ, que não aplica a limitação da taxa de juros remuneratórios em 12%, mesmo o STJ não autorizando esse tipo de abuso mesmo assim o consumidor sofre com isso. Sendo assim o código de defesa do consumidor esta a disposição daquele que se encontra lesado. Nesses casos de abusos financeiros tem que tirar tudo quanto é juros de mora para que o consumidor tenha como saldar suas dividas, portanto o contrato de financiamento tem que ser bem claro para que o consumidor tenha certeza daquilo que esta contratando. Contudo para a nossa felicidade o império dos juros não existe mais, tempo esse que eles davam
...