Diretrizes Curriculares
Monografias: Diretrizes Curriculares. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatiele • 10/10/2013 • 432 Palavras (2 Páginas) • 580 Visualizações
ARTICULAM-SE com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Reúne PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS e PROCEDIMENTOS para ORIENTAR as políticas públicas na área e a ELABORAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO de propostas pedagógicas e curriculares.
Qual a importância das diretrizes curriculares Nacionais para a educação infantil?
as diretrizes Curriculares Nacionais, tem de grande importância na garantia de uma educação de qualidade, publica e gratuita sem requisito de seleção. Articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Reúne princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela camara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para orientar as políticas publicas na área e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares.
Em que ano e contexto histórico educacional(legislação) ele foi elaborado?
Qual a definição de criança, segundo este documento?
A criança é definida como o sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e praticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona re constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Como devem ser organizados e trabalhados os conteúdos do currículo?
Quais são as definições de princípios? Por que são necessários na ação docente?
As definições de princípios são:
Éticos; da autonomia, da responsabilidade, solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e as diferentes culturas, identidades e singularidades.
Políticos; dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
Estéticos; da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Tais princípios são de extrema necessidade na ação docente, o mesmo deve ser provedor da igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.
Como deve ser a avaliação na Educação Infantil, segundo este documento?
As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. Garantindo a observação critica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. A utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.). A continuidade dos processos de aprendizagens por da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/ Instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição
...