Diretrizes Curriculares Para O Ensino Da Matemática
Trabalho Universitário: Diretrizes Curriculares Para O Ensino Da Matemática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flaudio • 6/5/2014 • 977 Palavras (4 Páginas) • 1.324 Visualizações
UNIAMERICAS;
Especialização em Ensino de Matemática e Física
Disciplina: Normas e Diretrizes do Ensino de Física e Matemática.
Professora: Ana Michele da Silva Lima
Aluno: João Fláudio N Lima
Diretrizes curriculares para o Ensino da matemática
Segundo Lucas Rodrigues “diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)”
De acordo com o parecer CNE/CES 1302/2001 as diretrizes curriculares para o ensino de matemática tem como principal objetivo formar professores para atuarem junto a Educação Básica. Esta abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e tem como objetivo de acordo com LDBEN nos seus artigos 21 e 22 assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores
Ela está fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e no Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.
No Ensino Médio, anteriormente chamado de 2º Grau que é a etapa final da Educação Básica, o ensino está estruturado em três (três) anos, com duração mínima de 2.400 horas. Tem como objetivos a consolidação e o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, além da preparação para a vida e para os primeiros passos no mercado de trabalho.
O currículo de licenciatura em matemática propõe assegurar que os futuros professores adquirem as seguintes habilidades e competências:
- Expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão - Trabalhar em equipes multidisciplinares - Compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas - Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento - Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise de problemas. Contribuir para a realização de projetos na escola entre outras.
As habilidades e competências referidas anteriormente são propostas para o chamado professor instrutor que é aquele que busca as competências técnica e teórica, a inteligência cognitiva. Já o professor educador busca além das competências técnica e teórica, as competências éticas e estéticas, as inteligências cognitiva, intuitiva e emocional. Aquele tende à intolerância e até ao abuso de poder, fala muito e quase não escuta. Este prima pelos princípios da tolerância, da ética da solidariedade e da escuta sensível.
Como por exemplo: Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica; analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos alunos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos; perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente; contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica, mas isso não quer dizer que o mestre não possa ter essas duas qualidades, muito pelo contrário, a maioria tem.
É notório que passados 12 anos, desde 2001; quando foram aprovadas as diretrizes para o curso de matemática, muitas coisas mudaram na educação. Ela tem passado por transformações significativas no que se refere à aplicação das
...