ENTREVISTA COM PROFISSIONAL LIBERAL
Por: YAMACIRO • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 591 Palavras (3 Páginas) • 509 Visualizações
ESCOLA PRESBITERIANA DE ALTA FLORESTA
Discente: Taynara Letícia Yamaciro dos Reis
ALTA FLORESTA – MT
2015
Alta Floresta 10 de Novembro de 2015.
Acidentes de Trabalho – Perfurocortantes - Alta Floresta
A profissional entrevistada Tatiana Reis, casada a 17 anos mãe de dois filhos um menino de 16 anos e uma menina de 11 anos, se interessou por segurança do trabalho quando em 2006 fez o curso técnico em segurança do trabalho, com o tempo o interesse ficou mais intenso e pensando no seu crescimento fez Engenharia Florestal para que posteriormente pudesse fazer Engenharia de Segurança do Trabalho ampliando assim seus conhecimentos. Hoje é Engenheira, onde trabalha em um hospital do estado do Mato Grosso e também presta consultoria para o SENAI, atuando também em projetos autônomos na área de segurança.
Em seu ponto de vista qual a maior dificuldade encontrada na área de Segurança do Trabalho para os profissionais da Engenharia?
A maior dificuldade encontrada é a falta de cultura prevencionista entre os colaboradores.
Quais são os elementos necessários para se construir uma cultura prevencionista?
Há muitos fatores. Por exemplo, aumentar o conhecimento das pessoas envolvidas nesse processo é importante, e talvez essa seja o principal papel do jornal. Além disso, é necessário aumentar a sensibilidade das pessoas para o assunto; melhorar a percepção sobre os riscos ocupacionais de maneira correta.
Trabalhando em um hospital imagino que a maioria dos acidentes sejam com agulhas, isto esta correto, poderia nos dizer por quê?
Sim está correto. É o que chamamos de “Acidentes com Perfurocortantes”. Poderia citar inúmeras causas, mas a principal é a negligência, ou seja, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.
Dento desses acidentes com perfurocortantes qual o principal erro que cometem para que o colaborador venha se acidentar?
O acidente acontece em 95% dos casos no reencape ou na desconexão da agulha. O que é errado segundo a Norma Regulamentadora 32.2.4.15 “São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.”.
O que poderia ser feito para que esses acidentes com perfurocortantes não aconteçam?
Adequar os próprios requerimentos legais; disseminar valores corretos, em especial a respeito da qualidade social e aprimorar as condições de trabalho; sensibilizar os colaboradores através de treinamento. Estes são apenas alguns elementos.
Como são conduzidos esses acidentes no local onde trabalha?
Aqui nós temos todo um Fluxograma que é seguido à risca quando um colaborador
...