Fichamento Empreendedorismo.
Por: Mariana Ribeiro • 2/9/2016 • Trabalho acadêmico • 838 Palavras (4 Páginas) • 564 Visualizações
TRUTMANN, Nathalie. Manual para jovens sonhadores: Algumas verdades que você sempre quis ouvir. São Paulo: Leya, 2013
Ivan Jesus Ribeiro
Eles me contrataram e comecei a ganhar pela primeira vez meu próprio dinheiro! O meu futuro estava garantido, e meus pais estavam super orgulhosos com sua filha prodígio. (Trutmann, 2008:07)
Assim, sem muito tempo a perder, comecei a procurar trabalho e a participar de novas entrevistas, e rapidamente percebi que ia precisar mentir novamente, não porque eu quisesse, mas pelo tipo de perguntas que me faziam: “Então, o que você quer ser daqui a 10 anos?” (Trutmann, 2008:09)
Só fazendo isso é que realmente poderemos correr atrás dos nossos sonhos e nos tornar protagonistas das nossas vidas (e não seguidores da vida e dos sonhos de outra pessoa). (Trutmann, 2008:16)
Por incrível que pareça, o valor de seguir um sonho não está no reconhecimento, na fama ou no dinheiro, apesar de que muitas pessoas acreditam nisso e vivem como se fosse assim. (Trutmann, 2008:19)
A verdade é que nem imaginamos as surpresas e as oportunidades que a vida tem para nós se realmente acreditarmos e corrermos atrás dos nossos sonhos. (Trutmann, 2008:35)
Por último, ela entrega papel, tesouras e clipes para eles desenharem o tipo de carteira que eles acham que resolveria seus problemas. (Trutmann, 2008:53)
Ele adorava visitar seus locatários e ajudar com qualquer coisa de que precisassem, como manter o jardim, arrumar alguma tubulação que não estivesse funcionando ou sair para comprar alguma coisa necessária. (Trutmann, 2008:62)
E é por isso que precisamos ter muito respeito por aquelas pessoas que são adultas e aproveitar para aprender muito com elas, especialmente os valores que são os pilares da nossa existência e que diferenciam uma pessoa da outra. (Trutmann, 2008:72)
Viajar nos permite aprender que podemos ser livres e quem quisermos ser, já que tudo é válido neste mundo tão diverso e maluco. (Trutmann, 2008:84)
Nunca vou esquecer a experiência que tive muitos anos mais tarde trabalhando para um chefe bem mais jovem que eu, que se comportava como se fosse o presidente da empresa. (Trutmann, 2008:96)
Nós achamos tudo isso muito engraçado e bizarro, mas logo descobrimos o quão séria era a leitura dos mapas astrais, e, na verdade, era a base fundamental para decidir se um homem e uma mulher podiam sequer namorar. (Trutmann, 2008:103)
Olhando para trás, meus erros parecem muito insignificantes, e me pergunto por que me cobrei tanto, por que sofri de tal maneira por causa deles. (Trutmann, 2008:119)
Nesses sonhos de criança, nunca imaginei que iria viajar pelo mundo como viajei, nem que iria conhecer todas as pessoas que conheci, mas meu coração estava cheio de emoção e felicidade por tudo o que uma vida internacional poderia ser. Minha cabeça já voava bem longe dos cantos da estufa do meu pai e não conhecia limites ou medo. Naqueles dias, tudo era possível. (Trutmann, 2008:125)
“Manual para jovens sonhadores” é um livro inspirador, recomendo para qualquer idade, e que nos faz repensar sobre os caminhos que escolhemos e principalmente, os que não escolhemos por medo ou para tentar agradar aos outros.
O livro apresenta uma narrativa que mais lembra uma conversa entre amigos, onde a autora fala de como a felicidade encontra-se nos nossos sonhos e na realização deles. É com essa ideia que Trumann nos conta histórias, tanto dela quanto de pessoas que conheceu.
Manual para Jovens Sonhadores é uma forma sincera que a escritora se abriu com os seus leitores, sem medo de expor seus erros e percalços ao longo do caminho. Após poucas páginas, já sentem como se a guatemalteca fosse sua amiga de infância.
...