Gestão Da Qualidade
Pesquisas Acadêmicas: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariayan • 27/10/2014 • 3.688 Palavras (15 Páginas) • 290 Visualizações
ETAPA 01
Passo 01
INTRODUÇÃO
O que é qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo? O que é gestão da qualidade e como foi sua evolução? Quem foram os principais “gurus” da qualidade e quais as suas contribuições para o entendimento do tema? Quais são os oito princípios da gestão da qualidade?
Passo 2
1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
Conceito de qualidade a palavra qualidade faz parte do vocabulário de todos. Conceito de qualidade ao comprarmos roupas verificamos se o tecido é firme , se suportará uso e lavagens sem deformar nem perder a cor, se tem bom acabamento; queremos saber se tem qualidade, ou seja, se serve para aquilo que planejamos. Todos têm uma noção do que é qualidade e a associamos a aquilo que é bom.
2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?
Gestão da qualidade no que consiste a gestão da qualidade a qualidade é, pois, uma questão que precisa ser adequadamente gerida no contexto de uma organização. É por isso que empreendedores e administradores de todos os níveis precisam conhecer a chamada gestão da qualidade. Efetivamente, a gestão da qualidade diz respeito a todas as pessoas envolvidas em um processo.
Evolução histórica A preocupação com a qualidade, em seu sentido primeiro, não é recente. Nas sociedades agrícolas primitivas, a qualidade dos grãos semeados dependia, pelo menos parcialmente, da colheita que levaria o pão à mesa dos aldeões. A evolução histórica Na Idade Média, os artífices eram tão mais valorizados quanto mais apresentassem qualidade em seu trabalho.
Controle estatístico, no final da década de 1930, nascia o Controle Estatístico de Qualidade (CEQ) Criaram-se setores dentro das empresas, dedicados à qualidade. Permanecia-se, no entanto, na inspeção de produtos prontos, apontando e quantificando os defeitos, sem investigar suas causas.
Gestão Total na década de 1970, o Ocidente começou a reagir à hegemonia dos produtos japoneses Teve início o período que ficaria conhecido como era da Gestão da Qualidade Total Cuja principal característica é o foco no cliente e nos processos de gestão.
Gestão da qual. total Como não poderia deixar de ser, a gestão da qualidade total incorporou e reinterpretou teorias e ferramentas dos outros períodos. Assim, a questão da qualidade passou a ser vista não mais como uma simples forma de prevenir defeitos e diminuir perdas. Mas como uma maneira de agregar valor aos produtos, diferenciando-se da concorrência e tomando a dianteira no mercado.
3. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?
W. Edwards Deming
Nasceu em 1900, nos EUA. Foi o primeiro dos estudiosos da qualidade a ir ao Japão para treinar o empresariado nipônico no uso dos controles estatísticos de qualidade. Foi um crítico veemente dos empresários norte- americanos, a quem acusava abertamente de não compreender a qualidade e de trabalhar com a premissa contrária — até onde se pode reduzir a qualidade sem atrapalhar as vendas.
Joseph M.
Joseph M. Juran Nasceu na Romênia, em 1904, e emigrou para os Estados Unidos com oito anos. Fundou o Instituto Juran, instituição voltada ao estudo da qualidade no mundo. Foi pioneiro na aplicação dos conceitos de qualidade à gestão empresarial, especialmente porque não considerava proveitoso separar planejamento de execução., especialmente porque não considerava proveitoso separar planejamento de execução.
Phillip Crosby
Nasceu em 1926, também nos Estados Unidos, como seus antecessores. Iniciou no setor da qualidade em um cargo técnico, depois foi se desenvolvendo e chegou à gestão da qualidade. Trabalhou por muitos anos em altos cargos de gestão de grandes empresas. Em 1979, fundou a Philip Crosby Associates, empresa de consultoria e treinamento em qualidade.
Kaoru Ishikawa
Nascido em 1915, Ishikawa foi um dos grandes “tradutores” das teorias norte- americanas para a realidade da cultura japonesa. Ficou conhecido, especialmente, pela difusão dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) e pela criação do diagrama de Ishikawa.
Genichi Taguchi
Genichi Taguchi, para Taguchi, a qualidade está relacionada com a perda que um produto causa à sociedade a partir do momento em que é colocado à disposição dos clientes. Esse conceito parece diametralmente oposto a tudo o que falamos de qualidade até agora.
Vicente Falconi
Vicente Falconi Entusiasta do TQC japonês, por considerá-lo vantajosamente simples. “Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente
4. Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar.
A ISO 9000 preconiza oito princípios, que são os pilares sobre os quais deve se sustentar uma gestão com foco na qualidade.
1. Foco no cliente - Organizações dependem de seus clientes e,portanto,convém que entendam as necessidades atuais e futuras do cliente, os requisitos e procurem exceder as suas expectativas.
2. Liderança – Líderes estabelecem unidade de propósito e o rumo da organização .Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.
3. Envolvimento de pessoas – Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento possibilite que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização.
4. Abordagem de processo – Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo.
5. Abordagem sistêmica para gestão – Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema, contribui para a eficácia e eficiência da organização, no sentido do atendimento de seus objetivos.
6. Melhoria contínua – Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja o seu objetivo permanente.
7. Abordagem factual para a abordagem de decisões – Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações.
...