Implicita
Artigo: Implicita. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jurema • 21/11/2013 • Artigo • 403 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
IMPLÍCITA:
Uma informação IMPLÍCITA é uma informação que precisa ser desvendada pelo leitor ou pelo
ouvinte através das pistas que o interlocutor deixou. É o que está subentendido ao invés de explicitamente expressado ou aquilo que é dito através das entrelinhas
Exemplos:
1. Boiei nas questões de matemática (boiei = não entendi nada).
2. Tenho 15 anos de praia (praia = experiência).
EXPLÍCITA:
Uma informação EXPLÍCITA é uma informação que é clara, que dá de entender perfeitamente.
Exemplo
1. Eu fui pra escola hoje.
2. O mundo precisa de amor
Ambiguidade
Ambiguidade é a indeterminação de sentido que certas palavras ou expressões apresentam, dificultando a compreensão de uma determinada passagem do texto, ou até dele como um todo.
Embora muitas pessoas considerem duplo sentido e ambiguidade sinônimos, eles não são. A ambiguidade não é intencional, já que sua ocorrência é resultado de alguma construção linguística problemática.
Ambiguidade se divide em:
• Lexical – Uso de palavras ou expressões cujos sentidos podem gerar interpretação indevida
• Estrutural – Falha na disposição de palavras ou expressões em um período,ou uso indevido de referente
Exemplo:
Aquela velha senhora encontrou o garotinho em seu quarto
Não se sabe se a velha senhora encontrou o garotinho no quarto dele ou no quarto dela, visto que o pronome “seu” causa a ambigüidade tornando possíveis ambas as interpretações. Reconstruindo a frase de maneira a se ter um único sentido, podemos ter, por exemplo: “Aquela velha senhora encontrou o garotinho no quarto dela” ou “Aquela velha senhora encontrou o garotinho no quarto dele”.
Cresce o consumo de suco feito de soja e iogurte.
O que se entende aqui é que cresceu o consumo de uma espécie de suco que mistura soja e iogurte. A frase deveria ser assim: Cresce o consumo de iogurte e de suco feito de soja.
DUPLO SENTIDO
O duplo sentido é uma figura de linguagem semelhante ao trocadilho, na qual uma frase ou expressão pode ser entendida de duas maneiras distintas, com a intenção de provocar humor ou ironia.
Em geral, o primeiro sentido é literal e ingênuo, enquanto o segundo é sarcástico e requer do ouvinte/receptor algum conhecimento adicional.
O duplo sentido é um esforço intencional de se explorar dois sentidos distintos da mesma palavra ou expressão. Em outros termos, o autor do texto intencionalmente apela para a dupla possibilidade de interpretação do leitor e usa tal possibilidade como forma de enriquecer seu texto.
Exemplos:
1. “Os políticos são como as fraldas.
...