LOGÍSTICA E TRANSPORTE: DISCUSSÃO DE CONDIÇÕES DE TRANSPORTE E BRASIL PANORAMA
Artigo: LOGÍSTICA E TRANSPORTE: DISCUSSÃO DE CONDIÇÕES DE TRANSPORTE E BRASIL PANORAMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laerciodeca • 18/2/2015 • Artigo • 399 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
LOGÍSTICA E TRANSPORTES: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODAIS DE TRANSPORTE E O PANORAMA BRASILEIRO.
O transporte é responsável pela maior parcela dos custos logísticos em uma empresa. Portanto, ele tem uma preocupação muito grande com a redução dos seus custos, levando a iniciativas como a intermodalidade (integração de alguma modal) de transporte e o surgimento de operadores logísticos, ou seja, de prestação de trabalhos integrados de logística, a fim de gerar economia de escala ao compartilhar sua capacidade e característica do movimento com alguns clientes, ao ponto de vista dos custos, que representa, em media, cerca de 60% a logísticas despesas, o que pode significar duas ou três vezes o lucro de uma empresa. Este trabalho tem por objetivo definir, caracterizar, classificar modal de cargos transportes, estabelecendo uma correspondência entre eles, a fim de enriquecer a discussão sobre o assunto.
Decerto o transporte rodoviário é o mais utilizado hoje no Brasil, representando 62% da carga transportada. Porém não seria o mais recomendável, a Intermodalidade seria mais vantajosa, pois a utilização de mais de um meio de transporte representa agregar as vantagens de cada modal, que podem ser caracterizadas tanto pela qualidade do serviço prestado, quanto pelo custo. Associado a estas possibilidades é necessário considerar o tipo de produto a ser transportado, bem como questões de segurança e degradação ambiental, pois o que se busca com a intermodalidade não é a competição, e sim, a cooperação e integração entre os diferentes modos.
Embora existam possibilidades que contemplem a utilização de mais de um modal no transporte de cargas no Brasil, estas iniciativas ainda esbarra em infraestruturas precárias e obsoletas, na lógica de transportes exageradamente rodoviária, na falta de investimentos, ineficiência dos portos e terminais para integração entre os modais, além investimentos, ineficiência dos portos e terminais para integração entre os modais, além escassez de projetos e planejamento estatais são barreiras à expansão da intermodalidade no país.
A falta de integração entre os modais agrava problemas de logística no Brasil. Segundo “o empresário Everton Scheffer, dono da empresa de exportação e importação os problemas de infraestrutura fazem com que o transporte no país seja lento e burocrático. Associado a estas possibilidades é necessário considerar o tipo de produto a ser transportado, bem como questões de segurança e degradação ambiental, pois o que se busca com a intermodalidade não é a competição, e sim, a cooperação e integração entre os diferentes modos.
...