Linguagens.Comunicação escrita
Seminário: Linguagens.Comunicação escrita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/10/2013 • Seminário • 242 Palavras (1 Páginas) • 398 Visualizações
A comunicação escrita é a forma tangível das imagens acústicas da linguagem articulada, manifesta um estado avançado da língua e só é encontrada nas civilizações evoluídas. Sua origem situa-se na necessidade de os homens conservarem as mensagens para veiculá-las ou transmiti-las. Na linguagem falada, a percepção de uma mensagem é simultânea: na escrita, o receptor só lê a mensagem depois de formulação. Disso decorre o fato de a linguagem apresentar diferentes níveis como:
Linguagem culta ou formal: é aquela ensinada nas escolas e serve de veículo às ciencias; é usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais; mais usada na linguagem escrita, reflete prestígio social e cultural; é mais estável, menos sujeita a mudanças. É de uso nos meios diplomáticos e científicos; nos discursos e sermões; nos tratados jurídicos e nas sessões do tribunal. Usam-na os juristas nos diferentes misteres da profissão.
Linguagem Coloquial/ familiar/ informal: é aquela usada espontaneamente pelo povo; mostra-se quase sempre rebelde à norma gramatical e é carregada de vícios de linguagem, expressões vulgares, gírias e orações coordenadas, que ressalta o caráter oral e popular da língua.
Linguagem Regional: são variações geográficas do uso da língua, quanto às construções gramaticais e emprego de certas palavras e expressões.Há, no Brasil, o falar amazônico, nordestino, baiano, fluminense, mineiro, sulino, caipira.
Linguagem Vulgar: é a linguagem dos incultos e analfabetos.
Gíria: é um estilo que se integra à norma popular, segundo Mattoso. A gíria relaciona-se ao cotidiano de certos grupos sociais como esportistas, prostitutas, homossexuais, malandros etc.
...