Livro
Trabalho Escolar: Livro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lahass • 3/3/2015 • 830 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
A sensação que se tem ao ler este livro é a de conversar com um velho amigo que é apaixonado pela língua brasileira. A linguagem utilizada é simples e informal, com um tom coloquial, disponibilizando assim uma leitura ágil e interativa.
O volume está dividido em capítulos curtos e funcionais, de forma que a procura por assuntos é facilitada e simplificada.
É um livro rico de exemplos práticos, sugestões de leitura, de atividades e jogos para a sala de aula. As sugestões são tão interessantes que o leitor sente a vontade de pô-las logo em prática: um tesouro para a prática e a teoria do professor.
O objetivo principal deste livro (que é destinado aos professores da educação básica) é de preencher uma lacuna na formação do educador relacionada à semântica, que é uma matéria pouco aprofundada no Ensino Superior. Esta lacuna nos educadores, por sua vez, afeta os alunos da educação básica que também estudam pouco esta disciplina devido ao despreparo dos professores.
Tive modo de comprovar esta lacuna durante a leitura deste livro na sala dos professores da escola onde trabalho, quando uma professora formada me perguntou:
- “ Hum... semântica. Por que você está estudando matemática? “
Na verdade, simplificando, a semântica é o estudo do significado dos sinais linguísticos.
Neste livro, a semântica é vista segundo a ótica da “semântica de contextos e cenários” (ou scc), onde “O sentido de um sinal-palavra somente se especializa em um contexto e o sentido do contexto somente se especializa em um cenário.”.
Percebemos assim que uma palavra só pode ser compreendida totalmente quando inserida em um contexto (o que vem antes e depois da palavra) e em um cenário (todo conjunto situacional que envolve a enunciação).
Esta visão carrega consigo muitos pressupostos, onde o mais importante é o entendimento da linguagem como algo que faz parte da realidade histórico-cultural e indissociável desta.
Segundo o autor, o estudo da semântica é fundamental no ensino da língua materna, sobretudo pelo fato de aproximar o conteúdo escolar à vida real do aluno e ao modo de falar utilizado por ele e pelas pessoas com quem convive. Desta maneira o aluno se sente valorizado, compreende melhor os fenômenos linguísticos e acaba gostando mais da matéria e, de consequência, aplica-se mais ao seu estudo.
Ás vezes os alunos acham que o “português” estudado na escola é uma outra linguagem, útil somente dentro da sala de aula e acabam se desmotivando em aprendê-la; se introduzirmos a semântica na aula de português, relacionando diretamente uso e cultura com a língua falada pelo aluno, ele ampliará seu entendimento sobre a linguagem, será menos preconceituoso e aceitará as diferentes variantes na forma de se expressar (como no caso de redações, apresentações orais, etc.).
Não é intenção do autor eliminar o ensino da forma “culta” do português na escola, pelo contrario, ele acredita que valorizando todos os tipos de expressões o aluno compreenderá e aceitará de forma mais positiva o uso de todas.
Somente um ponto do livro me encontrou em desacordo: o conselho de não utilizar terminologia especifica da gramática
...