Ludicidade
Trabalho Escolar: Ludicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabi35 • 10/3/2015 • 528 Palavras (3 Páginas) • 420 Visualizações
Significado de Ludicidade: Muitos pesquisadores denominam o século XXI como o século da ludicidade. Vivemos em tempos em que diversão, lazer, entretenimento apresentam-se como condições muito perquiridas pela sociedade. E por tornar-se a dimensão lúdica alvo de tantas atenções e desejos, faz-se necessário e fundamental resgatarmos a sua essência, dedicarmos estudos e pesquisas no sentido de evocarmos seu real significado.
Viver ludicamente significa uma forma de intervenção no mundo, indica que não apenas estamos inseridos no mundo mas, sobretudo, que somos ele. Logo, conhecimento, prática e reflexão são as nossas ferramentas para exercermos um protagonismo lúdico ativo.
Segundo Kishimoto (1994) o jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento
e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças (e educadores de
crianças) com base no jogo e nas linguagens artísticas. A concepção de Kishimoto
sobre o homem como ser simbólico, que se constrói coletivamente e cuja capacidade
de pensar está ligada à capacidade de sonhar, imaginar e jogar com a realidade, é
fundamental para propor uma nova "pedagogia da criança". Kishimoto vê o jogar como
gênese da "metáfora" humana. Ou, talvez, aquilo que nos torna realmente humanos.
Nestes tempos de mudanças educacionais, nós educadores temos que ser
multifuncionais, ou seja, não apenas educadores, mas filósofos, sociólogos,
psicólogos, psicopedagogos, recreacionistas e muito mais para que possamos
desenvolver as habilidades e a confiança necessária em nossos educandos. Para que
tenham sucesso no processo de aprendizagem e na vida. Tudo isso marcados pela
ansiedade, medo, resistência e ao mesmo tempo esperança.
Esperança esta que nos faz acreditar que o espaço escolar pode-se transformar em
um espaço agradável, prazeroso, de forma que as brincadeiras e jogos permitam ao
educador alcançar sucesso em sala de aula, e quebrar a era do “desencanto escolar”.
A ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com
objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de
aprendizagem. As regras e imaginação favorecem á criança comportamento além dos
habituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fosse maior que a
realidade, e isto, inegavelmente, contribuem de forma intensa e especial para o seu
desenvolvimento (Rego, 1932, p.36).
Relembrando que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo
inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades
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