MULHERES NA EDUCAÇÃO
Tese: MULHERES NA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anatereza • 27/2/2014 • Tese • 564 Palavras (3 Páginas) • 195 Visualizações
A EDUCAÇÃO DA MULHER
Introdução
Este estudo insere-se num trabalho mais amplo dentro da pesquisa que esta sendo realizada para o curso de Mestrado na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se propõe por meio de um dialogo da História com a His tória da Educação, restabelecer alguns elementos da história das mulheres.
O enfoque aqui apresentado procura analisar como se processou no Brasil Colônia e Império a educação da mulher a partir das influências da mentalidade européia e das delimitações da ocupação do espaço público pelas mulheres. No imaginário da sociedade da época, a mulher deveria ser educada para a família com dedicação exclusiva as tarefas no âmbito familiar e na educação dos filhos, ocupando-a por inteiro e confinando-a ao espaço privado familiar.
O trabalho procura mostrar como essa postura e imposição da sociedade masculina, ao longo da história, dificultou a participação da mulher nos espaços públicos ocupados pelos homens colocando-a em posição subalterna e negando-lhe a possibilidade de realização pessoal, como um “ser para si” e ao contrário, fazendo dela um “ser para os outros”.
A mobilização das mulheres para sua inserção na esfera pública torna visível sua aspiração em sair da exclusão a que estavam submetidas e da não aceitação de sua condição de ser submetida a falsos estereótipos. Assim, aos poucos vão ampliando e construindo sua identidade e conquistando o direito à instrução, favorecendo-lhes a abertura de um espaço profissional: o magistério.
A pesquisa apresenta, nesta fase, entendimentos provindos do referencial teórico e específico no campo da História da Educação no Brasil Colônia e Império, a qual evoluirá posteriormente até o século XX, direcionando o enfoque para a educação das mulheres nas “Gêmeas do Iguaçu”1 , momento em que nos utilizaremos também das fontes primárias existentes nas cidades e dos depoimentos das mulheres dos anos 40 e 50, na tentativa de recuperar pelo estudo da memória, parte da história das mulheres da cidade no contexto em que as mesmas foram educadas.
O que se pensava sobre a educação das mulheres no Brasil Colônia
A partir das idéias apregoadas pela maioria dos intelectuais masculinos ao longo dos séculos e que tão fortemente impregnaram os padrões europeus a respeito da educação feminina, construíram-se as bases da educação da mulher brasileira as quais influenciaram nossa cultura por vários séculos.
Nos meados do século XVI, na metrópole a educação da mulher era vista com descaso e como desnecessária no que se refere ao campo cultural, como podemos constatar em um trecho da obra do poeta português Gonçalo Trancoso, publicada em 1575:
Afirmo que é bom aquele rifão que diz: a mulher honrada sempre deve ser calada. E algumas mestras de moças, que são discretas, usam de manha pelas ensinar bem, dando-lhes búsios formosos que levam na boca quando se vão pera a casa, dizendo-lhes que lhes fazem os dentes alvos, e cheirar bem o bafo; que os não tirem
...